Comunista do PCB quer usar água para desafogar o trânsito de capital

Modernos ônibus aquáticos em formato de golfinho seriam criados. Apenas a prefeitura poderia explorar o setor. Medida é polêmica, pois empresários rodoviários não aceitam e vários pescadores já se preparam para lançar nesse possível mercado suas “canoas alternativas”

Por Cyd Sigueirol e Gléssio Safanal

O candidato do PCB a prefeito de Teresina, Vasconcelos Pinheiro (foto), apresentou em um debate de televisão uma originalíssima proposta para desafogar o trânsito de Teresina. A receita: água.

Entenda os porquês

Teresina é uma cidade cortada por dois rios perenes, Parnaíba e Poti. Esse enorme potencial fluvial historicamente tem sido desprezado pelas autoridades. Como o trânsito anda muito congestionado em toda a cidade, o comunista do partidão quer criar a “LAT” – Linha Aquaviária de Teresina – para resolver de vez o problema . “Essa medida é sensacional e única, pois desafogará o trânsito utilizando água”, teria declarado Vasconcelos, felicíssimo com a brilhante ideia que teve.

Formato de golfinho

Os coletivos-barcos a serem criados para a LAT devem ser explorados apenas pela própria prefeitura, já que, como comunista ortodoxo que é, Vasconcelos é contra as privatizações. A frota será moderníssima, segundo apuramos. Os barcos virão todos em formato de golfinho, animal preferido do comunista.

Reações

Exatamente pelo caráter privatista do Projeto, já há reações contrárias à inovadora ideia do candidato a prefeito. Os empresários do transporte coletivo disseram que não vão aceitar esse tipo de arrumação na cidade.

Por outro lado, vários pescadores alegam que medida pode espantar os peixes dos rios. Por isso,  solicitam que o possível futuro prefeito permita que eles explorem também o setor através das “canoas alternativas”, que seriam subsidiadas pelo próprio poder público.

O partidão está convicto de que a proposta do seu candidato será, no geral, muito bem assimilada pela população. É aguardar para ver.

A opinião dos especialistas

“Excelente ideia. Por que não pensei nisso antes?”. Marina Silva,ambientalista e ex-candidata à presidência da república.

“Genial!”. Joseph Braum, líder do greenpeace.

“Nossa, que bacana!”. Peter Andersen. Construtor de barcos

“Barcos em formato de golfinho?. Adorei”. Fernando Gabeira, líder do PV.

Leia mais: http://www.extrahora.com/news/comunista-quer-criar-modernos-onibus-aquaticos-para-desafogar-ruas-de-capital/