Pelo futuro, pela vida – parem a guerra contra o Irã!

http://www.maki.org.il , mailto: info@maki.org.il

O Birô  Político do Partido Comunista de Israel (PCI) adverte contra o perigo terrível de uma nova guerra regional que pode ser imposta a todos nós, devido aos programas do governo Netanyahu-Obama para atacar o Irã.

Netanyahu e Obama estão levando o povo de Israel e os povos da região a uma guerra cujos perigos e a gravidade são profundamente sem precedentes. Até mesmo os chefes de vários sistemas de segurança de Israel, do passado e do presente, alertaram abertamente que iniciar a guerra contra o Irã causaria desastres e destruição também em Israel. No entanto, e apesar das críticas e da oposição pública e de proeminentes líderes mundiais, Netanyahu e Obama continuam a promover seus programas  e podem arrastar toda a região rumo a uma terrível destruição.

Podemos afirmar com grande pesar que Netanyahu e Obama estão quebrando qualquer recorde de aventureirismo político e de segurança e que deste modo sujeitam a vida de cidadãos israelenses, judeus e árabes a uma terrível destruição. O uso premeditado, por parte do governo de Israel, do sofrimento dos moradores de Israel (seguindo a reação que decorre da ofensiva de Israel) a fim de arrastar outros poderes e forças para a guerra é particularmente intenso.

A promoção desta aventura perigosa e sangrenta também tem o propósito de afastar a questão da paz israelo-palestina da agenda de Israel e da região, bem como para evitar demandas por justiça social e gastos sociais em Israel. Em vez de atacar esses problemas, o governo de Israel apresenta uma agenda militarista e nacionalista. A tentativa de Netanyahu influenciar, através de planos de guerra, as eleições nos Estados Unidos, também é bastante incômoda.

O perigo é  de fato terrível – mas não está predefinido pelo destino. É  essencial, e ainda possível, evitar a guerra. Neste momento crucial, chamamos os partidos da oposição, personalidades políticas, intelectuais, acadêmicos e jornalistas, movimentos e forças na sociedade israelense, e até mesmo os elementos sensatos dentro do establishment de Israel, a agirem em conjunto contra a iniciativa da guerra. Apelamos para que se crie uma ampla mobilização de ação pública contra a guerra.

O Birô  Político chama todas as instituições partidárias, a Liga da Juventude Comunista de Israel (Banki-Shabiba) e Hadash, todos os membros do partido e simpatizantes, para elevarem a questão da luta contra a guerra regional ao topo da nossa agenda.

Pedimos a todos os ativistas e militantes em geral para falarem aberta e claramente contra a guerra, com base no entendimento de que, além de todos os outros danos, uma guerra regional irá abalar a luta pela mudança social e por justiça social em Israel. Guerra regional e  justiça social não podem coexistir.

Pedimos às forças de esquerda e progressistas na região e no mundo como um todo para levantarem uma voz forte de oposição à guerra e iniciarem protestos em massa, a fim de mobilizar a opinião pública e os governos em todo o mundo contra a guerra que Netanyahu e Barack Obama planejam lançar contra o Irã.

O futuro dos povos da região, incluindo dos cidadãos de Israel, não vai se construir através de guerras terríveis de aniquilação e pela agressão, mas muito pelo contrário – por meio de uma paz abrangente e estável no Oriente Médio, cujo coração é uma paz israelo-palestina – a ser estabelecida com base na Iniciativa Árabe de Paz e nas resoluções da ONU.

As guerras não podem eliminar as armas nucleares – apenas a solução global da desmilitarização e liquidação do armamento nuclear e das armas de destruição em massa do Oriente Médio inteiro pode fazê-lo. A este respeito, exigimos que o governo israelense assine o tratado de não-proliferação de armas nucleares.

Pelo futuro, pela vida – parem a guerra!

Birô  Político do Partido Comunista de Israel,

Um el-Fahem, agosto de 2012.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro

http://maki.org.il/en/component/content/article/11508-cpi-for-the-future-for-life-stop-the-war-with-iran