Câmara homenageia os 90 anos do PCB

A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou, nesta segunda-feira (27/8), os 90 anos de fundação do Partido Comunista Brasileiro (PCB). A homenagem, proposta pelos vereadores Pedro Ruas e Fernanda Melchionna, ambos do PSOL, foi realizada durante o período de Comunicações da sessão ordinária. Ao homenagear a militância do PCB, o secretário-geral do partido, Ivan Pinheiro, destacou: “O PCB poderia estar hoje completando apenas 70 anos, pois os escombros da Queda do Muro de Berlim caíram sobre as nossas cabeças”. Ele afirmou que, mesmo após os acontecimentos no Leste europeu, o PCB ficou solidário ao Partido Comunista da União Soviética. “Em 1992, ficamos com a militância, mas sem a máquina do partido. O PCB está fazendo 90 anos, hoje, porque não quis morrer aos 70”, disse Ivan Pinheiro.

O secretário-geral observou que o Partido Comunista Brasileiro, neste ano, também está comemorando os 20 anos de sua manutenção, uma vez que os militantes “não se deixaram levar por aqueles que queriam acabar com o partido”, bem como completa sete anos de “reconstrução revolucionária”. De acordo com ele, o PCB não acredita na possibilidade de que o capitalismo possa ser revitalizado e oferecer alternativas. “O capitalismo não tem nada para oferecer à Humanidade.”

Pinheiro aproveitou a oportunidade para divulgar o cartaz que mostra os nomes dos desaparecidos do PCB durante o regime militar brasileiro. Segundo ele, 14 militantes comunistas foram presos, torturados e assassinados pela ditadura militar brasileira e tiveram seus corpos desaparecidos. “A transição democrática brasileira foi um pacto de elites. Mas, antes da transição, o regime tratou de assassinar todos os revolucionários que encontrou pela frente.” Dizendo que a Comissão da Verdade “corre o risco de se tornar também uma transição por cima”, Ivan Pinheiro defendeu que a sociedade se mobilize para pressionar a comissão a cumprir o seu papel. “O PCB formou uma comissão própria e fará um dossiê a ser entregue à Comissão da Verdade, exigindo punição aos torturadores.”

Vereadores

Falando em nome da Câmara, o vereador Pedro Ruas (PSOL) disse que a homenagem de Porto Alegre ao PCB visava a fazer justiça ao partido mais antigo do Brasil em atividade. “O PCB é motivo de orgulho para a esquerda em todo o mundo, tendo abrigado em seus quadros militantes históricos como Giocondo Dias, Luis Carlos Prestes e Olga Benario.” Ruas destacou a importância do PCB para os militantes de esquerda. “É muito honroso saber que o PCB existe no país, pois esse partido participou das lutas mais importantes no Brasil.”

Fernanda Melchionna (PSOL) destacou o caráter combativo do PCB e sua luta para construir uma sociedade mais justa e igualitária. “Cumprimento aos que fazem da política algo sério”, disse João Dib (PP), ao saudar os comunistas presentes. Para Sofia Cavedon (PT), o Brasil deve tributo ao PCB, “que tem suas pautas mais utópicas guardadas com ética e carinho por seus militantes”.

Luiz Braz (PSDB) parabenizou o PCB “por não ter fugido de seus ideais”, enquanto Toni Proença (PPL) destacou que partidos políticos não se formam sem trajetórias como a do PCB. “Homens e mulheres que lutaram ao longo de suas vidas são exemplos para a Humanidade”, disse Engenheiro Comassetto (PT), se referindo aos militantes do PCB.

http://www2.camarapoa.rs.gov.br/default.php?reg=17785&p_secao=56&di=2012-08-27

Categoria