Para Roberto Lopes, sociedade exige prefeitura sob controle popular

Candidato do PCB foi o segundo da série de entrevistados do Jornal 96, da 96FM. Durante 20 minutos ele foi questionado sobre os principais problemas de Natal.

No seu discurso eleitoral, a palavra de ordem do candidato à prefeitura de Natal pelo PCB, Roberto Lopes, é “Controle Popular”. Para Roberto a sociedade exige um governo sob controle popular e é preciso que o Executivo municipal abra o diálogo com as diversas categorias.

“Nosso discurso é para trazer a população para o debate ou pelo menos plantar a semente da consciência politica. É preciso fazer a sociedade participar e criar nela o sentido de vigilância do poder público”.

Roberto tem sido um crítico contundente do serviço básico de saúde, e considera que o serviço público vivencia um holocausto. “Se fala muito na construção de um novo hospital publico, mas o cidadão que mora distante, muitas vezes não tem se quer um vale transporte para ir ao hospital, temos que ter uma rede básica de saúde”.

E aponta a necessidade da construção de hospitais especializados no atendimento a crianças e idosos. “Natal sofre muito com isso [falta de hospital especializado], e as pessoas lotam o Walfredo Gurgel e lá têm um atendimento de quinta categoria”.

Outra prioridade do candidato é a educação. “Mães de bairros populosos como Felipe Camarão não têm creches para deixar seus filhos enquanto trabalham. Temos que construir duas escolas modelos tipo IFRN, investir 30% do orçamento para a educação requalificando os profissionais, e traçar uma política horizontal com a sociedade, construindo um plano de Governo que sirva de fato para ela”.

Roberto também propôs fortalecer a cultura popular como forma de fomentar o turismo. “É preciso construir centros culturais e fazer a população produzir cultura. E isso num é só armar um circo na praça e chamar artistas famosos. O município não dá condições adequadas para as pessoas produzirem cultura”.

E pontuou a entrevista comentando a necessidade de enxugar os custos da máquina pública com a redução da quantidade de secretarias, cortando pela metade o número de cargos comissionados, bem como o desperdício de recursos.

O professor Roberto Lopes foi o segundo candidato a Prefeitura de Natal, da série de entrevistados do Jornal 96, da 96FM. Durante toda esta semana e início da próxima cada postulante será perguntado por 20 minutos sobre os principais problemas enfrentados pelos natalenses e suas proposituras de soluções apontadas nos respectivos planos de governo.

http://www.nominuto.com/noticias/politica/para-roberto-lopes-sociedade-exige-prefeitura-sob-controle-popular/89037/