Em memória de Kathrin Buhl

(Diretora da Fundação Rosa Luxemburgo/São Paulo)

A Fundação Dinarco Reis (PCB) lamenta profundamente o falecimento da companheira Kathrin Buhl. Militante socialista e internacionalista que teve papel destacado nas lutas anticapitalistas do nosso tempo. Sua presença entre nós, em São Paulo, foi marcada pelo combate à criminalização dos movimentos populares, pelo apoio aos lutadores sociais, por uma postura libertária na questão de gênero e por uma imensa solidariedade, participante, nas lutas contra as mazelas disseminadas pela lógica do capital.

A equipe da Fundação Rosa Luxemburgo, durante seu mandato, teve um papel relevante na construção de seminários que fizeram avançar a organização da nossa classe. A luta dos sem terra, dos sem teto, das mulheres e dos trabalhadores sempre pautaram as ações dessa entidade internacional.

Kathrin Buhl era uma militante socialista de inspiração marxista, centrada em formulações sem dogmas, bem ao estilo da revolucionária polonesa que timbrou o nome da Fundação, a qual Kathrin dirigiu em São Paulo. Teve importante participação em eventos marxistas, a exemplo dos debates com Rolf Hecker, quando da apresentação do projeto MEGA (publicação das obras completas de Karl Marx) no Brasil.

Foi-se uma lutadora, mas a sua luta pela causa socialista e por um mundo sem explorados e exploradores serão lições e bandeiras que continuaremos levantando na luta pela emancipação humana.

Vida longa à sua memória!

Fundação Dinarco Reis (PCB)

Categoria