VOCÊ SABIA? – O CUSTO DA INTERVENÇÃO NO MALI

Para desalojar os jihadistas que ocupam o norte, a França multiplicou o número de tropas combatentes. De acordo com o Le Monde, o efetivo aumentaria de 550 para 2500 homens.

Segundo o site da cadeia de BFMTV, no Afeganistão, a presença militar francesa necessitaria de 1,4 milhões de euros por dia. Na Líbia, a Operação Harmattan em 2011, que envolveu o envio do grupo aeronaval ao longo da costa líbia durante sete meses, foi consumido a 1,7 milhões de euros por dia.

4OO.OOO Euros por dia.

Com base no custo da intervenção líbia em outubro de 2012, conforme apresentado em um relatório parlamentar, a intervenção no Mali equivaleria a € 400.000 por dia.

De acordo com um relatório de orçamento, “o custo por hora de um caça Rafale fora estimado em 27.000 euros em 2010. O de um Mirage 2000 é menor: 11.700 euros” (Le Point, 15/01/2013).

Eis alguns elementos de  informação muito interessantes … e não se pode dizer que a fonte desta informação é exatamente bolchevique, pois o jornal “Le Point” é de direita. Contudo, e para as aposentadorias? Não há dinheiro! Para os salários? Não há dinheiro! Para a distribuição caritativa de comida? Não há dinheiro!

Quem financia os terroristas islâmicos?

“Nosso amigo do Qatar”

“Mas, além dos armamentos, o financiamento para esses grupos poderia ser um mistério se alguns elementos não estivessem surgido, há algum tempo, para lançar luz sobre a questão. Hoje, muitos atores concordam em acreditar que a rica petromonarquia do Qatar é muito generosa com esses grupos terroristas. Em uma edição publicada em junho do ano passado, o semanário satírico Le Canard Enchaîné disse que o emirado foi um apoio financeiro de peso para diferentes grupos islâmicos. Em um artigo intitulado “Nosso amigo do Qatar financia os islâmicos do Mali”, o jornal transcreveu as palavras de uma fonte da Inteligência Militar francesa (DRM), que depende do Chefe do Estado-Maior do Exército francês e, portanto, do Ministério da Defesa. Segundo esta fonte, “os insurgentes do Movimento nacional de libertação de l’Azawad, os movimentos Ansar Dine, a Al-Qaeda no Magreb islâmico, o Movimento pela Unicidade e a jihad no oeste da África receberam ajuda em dólares do Qatar: “o montante da ajuda não foi especificado.” (Economie.matin.fr 15 de janeiro de 2013)

Estranho… Nós combatemos no Mali contra aqueles que apoiamos na Síria… Acredita-se que se morre na luta contra o terrorismo, mas se morre pelo imperialismo … parafraseando Anatole France.

QUEM ARMA OS TERRORISTAS ISLÂMICOS?

Um ex-chefe do serviço de inteligência francês, falando em condição de anonimato, acrescentou que estes guerrilheiros do deserto possuem provavelmente alguns milan (míssil antitanque leve, de fabricação francesa e vendidos pela França a Kadhafi). (Fonte: 154:01:2013)

Muitos especialistas concordam em afirmar que os rebeldes malianos foram parcialmente armados pela crise líbia. (Économie.matin.fr 15 de janeiro de 2013)

É inegável que a guerra sarkozista na Líbia tenha provocado a crise no Sahel, e em particular no Mali. Hollande acrescenta uma guerra à guerra. Quem pode acreditar que a solução para as crises desta região do mundo, bem como em outros lugares, possa ser resolvida com a política dos canhões?  Até mesmo Giscard d’Estaing – um entendedor! … – fala de neo-colonialismo.

Diante disso o PRCF tem o dever de denunciar esta guerra imperialista, dispendiosa em vidas e em dinheiro, inútil e nociva, perigosa e aventureira.

Comissão Internacional do PRCF – 17 janeiro de 2013