Eleições no Equador: Resultados oficiais dão contundente vitória a Correa

Correa triunfou em eleições históricas realizadas no domingo, no Equador

Resumen Latinoamericano/Agencias – Os primeiros resultados oficiais apresentados neste domingo pelo Conselho Nacional Eleitoral do Equador reafirmaram a esmagadora vitória do presidente e candidato do Movimento Aliança País, Rafael Correa, nas eleições gerais que ocorreram no país.

O órgão público informou que o mandatário obteve a reeleição com 56,7% dos votos válidos, quando já tinham sido contabilizadas 50,24% das cédulas. As cifras, segundo o CNE, mostram uma verdadeira tendência irreversível, afirmou a Agencia Andes.

O candidato direitista Guilherme Lasso, do Partido Criando Oportunidades (Creo, sigla em espanhol), ficou em segundo lugar, com 23,3% dos sufrágios, seguido pelo ex-presidente Lucio Gutiérrez, com 6,06%, Mauricio Rodas, com 4%, e o empresário Álvaro Noboa, com 3,75%.

O CNE informou que apresentará os resultados gerais sobre os candidatos vitoriosos da Assembleia Nacional na segunda-feira, pela manhã, ainda que todas as pesquisas apontem que a maioria parlamentar ficará nas mãos do Aliança País.

Enquanto eram divulgados os primeiros resultados oficiais, o presidente Correa voltou a dirigir a palavra a milhares de pessoas que se reuniram para festejar nos arredores do Palácio Canrondelet, em Quito. O líder expressou que “revolução é mudança profunda e rápida”, e pacífica, na qual “nossas balas são os votos”. “Devemos marchar cada vez mais organizados”, porque diversas forças nacionais e internacionais tentam “romper-nos a moral”.

Correa voltou a recordar que a “bancocracia e a partidocracia” não governam mais o Equador e, tampouco, exercem influência o Fundo Monetário Internacional (FMI) e os “países hegemônicos”.

O mandatário também dedicou a vitória ao presidente venezuelano Hugo Chávez, que se recupera em Havana, Cuba, de uma intervenção cirúrgica. “Valho-me da oportunidade para também dedicar esta vitória a esse grande líder latino-americano que mudou a Venezuela, comandante Hugo Chávez Frías”, manifestou na coletiva de imprensa. Aproveitou para “desejar os melhores votos a ele (Chávez) e sua família, uma pronta recuperação e, claro, o melhor dos futuros para sua queridíssima Venezuela”, relatou AVN.

Correa tomou a liberdade e falou em nome do resto dos mandatários latino-americanos, como Chávez, Evo Morales (Bolívia), Cristina Fernández (Argentina), Fidel e Raúl Castro (Cuba), Daniel Ortega (Nicarágua), entre outros. “Nós não buscamos nada para nós mesmos (…) estaremos onde sejamos mais úteis para nossas pátrias pequenas e para a Pátria Grande” da América Latina, disse.

Assim que foram conhecidos os primeiros dados das eleições, iniciaram as felicitações dos governos latino-americanos a Correa por sua vitória.

A chancelaria venezuelana destacou que os resultados eleitorais demonstram “uma vitória da dignidade do povo equatoriano e uma nova lição para os poderes que fracassaram na tentativa de dificultar seu caminho para a consolidação da independência, da soberania e do bom viver de todos”.

O Chefe de Estado cubano, Raúl Castro, saudou a “contundente vitória” de Correa e assegurou que o resultado é a “expressão do apoio irrevogável à Revolução Cidadã”.

Daniel Ortega, presidente de Nicarágua, disse que o Equador “continuará dando ao mundo exemplos vivos de democracia e de brilhante desempenho político, econômico e social”.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/index.php?option=com_content&task=view&id=3436&Itemid=6&lang=es

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria