Lula, Aécio, Dilma… farinhas do mesmo saco



A constatação pode ser verificada em todos os chamados “grandes” veículos de comunicação, no tratamento dado a discurso de Aécio Neves no plenário do Senado; e nas falas de Lula e Dilma em festividade do PT.

Sabedora do ocaso eleitoral de José Serra, a imprensa parece já ter escolhido o representante do PSDB melhor posicionado para o próximo pleito, em seu sonho de consumo de retirar o PT da presidência.

Os recentes holofotes em Eduardo Campos (PSB) e Marina Silva (Rede) são ainda, para a burguesia, marionetes perfeitas caso os planos A e B (PSDB e PT, não necessariamente nessa ordem) falhem diante do eleitorado.

Ao anunciar que “está dada a largada” e apontar estes como se fossem os únicos postulantes, a imprensa interdita o debate para garantir a manutenção do status quo – dado que são todos representantes da ordem do capital. E, é claro, não coloca em debate os grandes temas do país, como a debilidade da estrutura de seguridade social, a falta de saneamento básico, o desemprego e a precariedade da maior parte das relações de trabalho, a desindustrialização em curso, os lucros exorbitantes dos grandes bancos privados, a enorme desigualdade da distribuição da renda.

Não se deixe levar por tal manipulação.