Funcionalismo de Volta Redonda em greve. Todo apoio aos trabalhadores em luta!

Os servidores municipais de Volta Redonda, após uma audiência com o prefeito Neto (PMDB), decidiram, em assembleia realizada na Câmara Municipal, manter a greve por tempo indeterminado, deflagrada desde o dia 27 de fevereiro. Participam do movimento o SEPE (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação), representado os profissionais da educação da rede municipal, o Sindicato do Funcionalismo Municipal e o Sinpro (Sindicato dos Professores), que representa a categoria lotada na Fundação Educacional de Volta Redonda, cujo regime de trabalho é celetista. A luta é pela implementação do Plano de Cargos e Salários, aprovado por lei desde 1995 e que o prefeito atual (reeleito em 2012) se recusa a por em prática, apesar de decisão judicial favorável aos trabalhadores.

No dia 19 de março, os sindicatos dos diversos segmentos do funcionalismo tiveram um encontro com o prefeito, que apresentou uma contraproposta à proposta formulada pelas categorias em luta. No dia seguinte, nova assembleia na Câmara de Vereadores definiu os rumos da luta pela implementação do PCCS dos servidores municipais de Volta Redonda, ou seja, pela continuidade da greve.

Veja um resumo do encontro de com o prefeito no dia 19 de março:

Neto não aceitou a proposta emergencial enviada pelos sindicatos, alegando que a folha de pagamento passaria para 11 milhões e que a arrecadação municipal não comporta esse valor. Comunicou que aplicará 5.84% nos pisos atuais a partir de abril. Disse que continuará o estudo buscando soluções para o desencavalamento da tabela salarial.

O esforço dos sindicatos em apresentar uma proposta emergencial não foi levada a sério pela assessoria do prefeito. É inacreditável que um prefeito que vai para seu 4º mandato tenha uma assessoria tão incompetente. Por outro lado, Neto afirma que não é possível cumprir as leis do PCCS por que não tem dinheiro. Mas não abre as contas da prefeitura para a população.

As perguntas que ficam:

–  Quanto é a arrecadação total do município?

– Quanto é a arrecadação por impostos e taxas?

– Qual é a arrecadação do SAAE?

– Quanto o município contribui com o FUNDEB e quanto recebe de volta?

– Quanto é gasto com as empresas terceirizadas?

– Quanto é gasto com RPA e quantos são os funcionários mantidos com essa forma de contratação?

– Quanto é gasto com contratações precarizadas e quantos são os funcionários contratados?

– Quantos são os cargos comissionados e quanto gasta com eles?

– Quanto é repassado ao Poder Legislativo?

– Quanto se gasta com imprensa e propaganda?

– Quanto recebe do Governo Federal por projeto e quais são os projetos?

– Quanto gasta com o secretariado?

A Unidade Classista tem participado ativamente da luta em Volta Redonda, através do camarada José Geraldo (Geraldinho), diretor do Sinpro do Sul Fluminense e de outros militantes. A Coordenação Nacional da UC também se fez presente em manifestações na cidade.

Categoria