A CIA pretende controlar tudo na Internet

O chefe do Escritório de Tecnologias da CIA, Gus Hunt, declarou que o mundo está cheio de informação de grande valor, inclusive naquilo que ninguém considera como sendo de muito valor, como os tuites, vídeos e mensagens de texto. E a CIA o deseja tudo e para sempre.

“O valor de cada peça de informação se conhece só na conexão com outras peças em um tempo futuro”, disse Gus Hunt na conferência tecnológica ‘Structure: Date’, em Nova York. “Fundamentalmente tratamos de recolher tudo e guardar para sempre”, acrescentou o alto cargo da CIA. Os comentários de Hunt chegam poucos dias depois de informes que asseguram que a CIA chegou a um acordo de 600 milhões de dólares com a Amazon para receber durante ao menos dez anos seus serviços da chamada ‘computação na nuvem’. Se trataria de outro sinal de que a CIA está interessada em armazenar e analisar dados em grande escala. Hunt confirmou que a Agência gostaria de poder recolher cada “migalha digital” que as pessoas estão deixando, inclusive sem saber. “Vocês já são plataformas de sensores andantes”, pois os celulares, os telefones inteligentes e os tablets estão dotados de câmeras, detectores de luz e equipamentos de geolocalização. “Alguém poderia saber onde está cada um de vocês a cada momento, já que possuem um dispositivo móvel, inclusive se está apagado”, explicou Hunt aos ouvintes da conferência.

Ainda falou muito sobre os conceitos de privacidade, advertiu que “as tecnologias se desenvolvem mais rápido do que os Governos e as leis podem reagir”, o que torna difícil responder à pergunta: “quais são seus direitos e a quem pertencem seus dados”.

Fonte: http://www.cubadebate.cu/noticias/2013/03/21/la-cia-pretende-controlarlo-todo-en-internet/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)