Os EUA negam seu espaço aéreo (o de Porto Rico) para o voo do presidente Maduro à China

Agências – Aporrea.org – VTV | Quinta-feira, 19/09/2013 06:35 PM

Caracas, 19 de setembro – O chanceler Elías Jaua anunciou nesta quinta-feira que os Estados Unidos proibiram o sobrevoo do avião do presidente Nicolás Maduro por seu espaço aéreo na rota de sua viagem para a China.

“Recebemos a informação por parte de autoridades norte-americanas de que nos é negado o sobrevoo sobre espaço aéreo norte-americano”, disse Jaua esta tarde aos meios de comunicação na Casa Amarilla, onde aconteceu um encontro com o Chanceler da África do Sul.

“Denunciamos isto como mais uma agressão do imperialismo norte-americano contra o Governo da República Bolivariana”, concluiu.

“Ninguém pode negar o sobrevoo a um avião que transporta um Presidente da República numa viagem de Estado internacional”, expressou o Chanceler que, ao mesmo tempo, assegurou que “não existe nenhum argumento válido para negar esse sobrevoo. Dessa forma, o denunciamos como uma agressão”.

A viagem de Maduro à China continua suspensa: outras opções de rotas são pensadas

Após garantir que esta proibição não irá “impedir que viajemos à República Popular da China”, deixou claro que se encontram “buscando outras opções de voo, porém nos reservamos o direito de tomar todas as medidas cabíveis caso o governo dos Estados Unidos, suas autoridades aeronáuticas, não retifiquem este novo ataque contra a soberania da Venezuela”.

Apesar deste novo episódio nas tensas relações entre Washington e Caracas, o Chanceler da Venezuela expressou que espera uma retificação por parte do Governo dos Estados Unidos.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=L_opwfSsuXU

Fonte: http://aporrea.org/actualidad/n236572.html

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)