26 de Março: Dia do Direito Universal dos Povos à Rebelião Armada

Pedro Antonio Marín, mais conhecido como Manuel Marulanda Vélez, em homenagem ao líder sindical e comunista assassinado pelo regime, em Bogotá, em 1951, é um dos máximos representantes do povo em armas que se levanta contra a tirania.

É , neste sentido, um revolucionário exemplar que entregou sua vida em troca de outras possibilidade para o destino humano.

Nascido em Génova (Quindio), afirmava, com relação à data de seu nascimento: “Olhe, não sei propriamente dito a data em que nasci. O mês eu sei: maio, de 1930. Nesse mês eu nasci”.

Se incorporou à luta armada em 1949, como fariam, posteriormente, muitos de seus companheiros, ante o perigo de caírem assassinados os que eram clasificados como “chusmeros”, denominação dada aos grupos de campesinos que reagiam à já manifesta vocação repressiva do estado colombiano, desde as causas estruturais e, particularmente, como consequência do assassinato do líder liberal Jorge Eliécer Gaitán.

A partir desse momento, o heroico guerrilheiro percorreu o território colombiano em sua tenaz luta contra a oligarquia opressora e na defesa dos direitos do povo, concebendo a rebelião como um direito legítimo na busca da libertação.

Graças a sua liderança e a sua enorme capacidade político-militar, desenvolveu uma visão revolucionária do mundo, permitindo-o estudar e entender exatamente as causas econômicas, políticas e sociais, não apenas de sua própria situação, mas também da profunda desigualdade, violência e injustiça da sociedade.

Na manhã de 26 de março de 2008, faleceu, de morte natural, nas montanhas colombianas, este lendário combatente, deixando um enorme legado social, político e militar.

Desde então, e em homenagem a sua vida de luta, a cada 26 de março em varios países do continente e do mundo, se comemoram todos os heróis insurgentes que, junto de seus povos, exerceram o legítimo direito à rebelião armada contra a oligarquia opressora e seus métodos assassinos.

Este legítimo direito que possuem os explorados, sempre foi condenado, negado e criminallizado em todas suas expressões pelos que exercem a violência institucional como única forma de manter uma “ordem” jurídica, baseada na exploração do homem pelo homem.

A Agência Bolivariana de Imprensa celebra e participa da comemoração do 26 de Março, Dia do Direito Universal dos Povos à Rebelião Armada, entendendo que a história da humanidade ensina que os povos oprimidos do mundo se vêem obrigados a levantar armas, como meio de romper as algemas impostas por seus opressores.

Neste ano de 2014, em que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo fazem 50 anos de sua fundação, a Agência Bolivariana de Imprensa considera de suma importância ressaltar esta data e aproveita para saudar o aguerrido povo colombiano, que se converteu em referência na luta pela liberdade e dignidade.

“Morrer pelo povo é viver para sempre” (Manuel Marulanda Vélez)

Fonte: http://www.abpnoticias.org/index.php/hidden-26-marzo/893-26-marzo-dia-del-derecho-universal-de-los-pueblos-a-la-rebelion-armada

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria