O Encontro Nacional de Movimentos em Luta por uma Universidade Popular se fortalece ainda mais!

No último final de semana, na capital cearense, ocorreu a II Reunião Nacional de Organização do ENMUP. Em um clima de grande fraternidade, entidades e movimentos populares debateram a atual conjuntura e o acirramento das lutas populares no país, a concepção e eixos norteadores do ENMUP e a importância da massificação e a articulação nacional das lutas em defesa da educação pública, gratuita, laica, universal e popular no país, vinculada a um projeto para e dos trabalhadores.

#mce_temp_url#Além de confirmar o encontro entre os dias 14 e 17 de agosto em Fortaleza-CE e debater a programação base do ENMUP, também foram deliberados um calendário de lutas e atividades preparatórias ao ENMUP, assim como o apoio e a divulgação das lutas em curso dos diversos movimentos e entidades populares. Este é o eixo norteador do ENMUP, articular e dialogar pela base com as diversas lutas e expressões das classes populares contra o atual modelo de desenvolvimento e da educação em vigor no país. Esperamos que este encontro contribua para a constituição de uma verdadeira contra ofensiva anticapitalista no campo da educação!

Participaram desta reunião o CA de Filosofia da UECE, CA de Serviço Social da UECE,CA de Serviço Social da FAC, DCE da IFCE, membros do DCE da UFC, Direção Executiva Nacional de Estudantes de Medicina-DENEM, Sindifce, Sinasefe, ANDES, Sindicato dos Sapateiros-CE, Coletivo Resistência Socialista, Coletivo Ana Montenegro, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra(MST),Movimento dos Trabalhadores Sem Teto(MTST), MUP-RJ, União da Juventude Comunista(UJC), RUA-Juventudes Anticapitalistas, PSOL-CE.

Início