Partido Comunista Alemão saúda o XV Congresso do PCB

imagemO Partido Comunista Alemão envia fraternas saudações e todos os delegados ao 15° Congresso do PC Brasileiro.

Com meus próprios olhos pude constatar no último congresso, há cinco anos, como os militantes do PCB discutem e elaboram suas estratégias. Conheci um partido coerente, comprometido, decidido, marxista e solidário. Em uma palavra: um partido revolucionário.

As teses daquele congresso trataram das perspectivas do socialismo e do capitalismo atual. Ainda que as teses acerca do socialismo não tenham sido decididas naquela ocasião, foram muito interessantes as conclusões que culminaram no terceiro documento, sobre a revolução brasileira. Sabemos que no Brasil existem distintas opiniões acerca do caráter da revolução. Vocês a definem como socialista. É parte integral de uma discussão que temos no DKP há anos. Na Alemanha, no entanto, a sotuação não é exatamente a mesma: trata-se de um país imperialista medular. Nós optamos por uma frente antimonopolista, como primeiro passo.

Na Alemanha, a crise capitalista e sistêmica não se faz sentir tanto como no resto da Europa e da União Europeia. O imperialismo alemão soube aproveitar a crise para melhorar sua situação: dando crédito aos países “periféricos“,  para que comprem a mercadoria e a maquinária alemã e, desta maneira, endividar os demias países ainda mais. A moeda única tem sido o truque, a chave para abrir as portas.

Laços de profunda amizade nos unem pessoalmente, laços políticos unem os partidos. Nos alegrou ter um representante do PCB em nossa “Festa de Imprensa do UZ“, do periódico do DKP. Acreditamos que os dois partidos possuem uma avaliação correta do capitalismo atual e estamos certos de que o PCB, neste país gigantesco, sabe aplicar bem os ensinamentos de Marx e Engels, além dos de Lenin.

Viva o 15° Congresso do Partido Comunista Brasileiro!

Viva o internacionalismo proletário!

Viva a revolução socialista no mundo!

Günter Pohl

Secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista Alemão

Parteivorstand: dkp.pv@t-online.de

Internationale Beziehungen: inter@dkp.de

Essen, 16 de abril de 2014

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria