Saudação do Comité Central do Partido Comunista Português ao XV Congresso do PCB

imagemPartido Comunista Brasileiro

Caros camaradas

Recebam as saudações fraternais dos comunistas portugueses ao XV Congresso do Partido Comunista Brasileiro, acompanhadas dos votos de sucesso aos seus trabalhos.

A situação internacional permanece marcada pelos desenvolvimentos da crise estrutural do capitalismo e violenta ofensiva do imperialismo dirigida contra os trabalhadores e os povos.

O quadro actual coloca objectivamente a necessidade de reforçar a luta contra a ofensiva imperialista e por profundas transformações de natureza anti-monopolista e anti-imperialista, orientadas para a superação revolucionária do capitalismo e confirma a necessidade e o papel dos partidos comunistas e do reforço do movimento comunista e revolucionário internacional e da sua solidariedade internacionalista. O PCP atribui particular importância ao processo dos Encontros Internacionais de Partidos Comunistas e Operários, agindo para fortalecer o movimento comunista e revolucionário internacional e a frente anti-imperialista.

Em Portugal, comemoramos o 40o aniversário da Revolução de Abril – acontecimento fundamental na luta dos trabalhadores e do povo portuguê pela libertação, o progresso social e o socialismo – num momento em que nos confrontamos com a mais violenta ofensiva contra os direitos dos trabalhadores e do povo português desde o tempo do fascismo. Neste contexto, o PCP promove a luta dos trabalhadores e do povo português pela demissão do Governo PSD/CDS, pela ruptura com a política de direita e pela alternativa patriótica e de esquerda, assumindo como fundamental desenvolver a luta de massas e reforçar o PCP, projectando o seu Programa de Democracia Avançada que – resgatando o caminho e valores de Abril – constitui parte indissociável da luta pelo socialismo e o comunismo em Portugal.

Renovando os votos de sucesso aos trabalhos do XV Congresso do PCB, expressamos a vontade em contribuir para o desenvolvimento das relações entre os nossos dois partidos.

17 de Abril de 2014

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS

Comité Central

www.pcp.pt

www.international.pcp.pt

Categoria