CONVITE PARA A COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DAS FARC-EP,

TRIBUNA POPULAR

Caracas, 20 mai. 2014, Tribuna Popular TP.- O Partido Comunista da Venezuela (PCV), a Juventude Comunista da Venezuela (JCV), o Movimento Continental Bolivariano (MCB), a Coordenadoria Simón Bolívar, Voces Anti-imperialistas, a Frente Nacional Comunal Simón Bolívar (FNCSB), Paquito Arriarán, a Fundação Alexis Vive e dezenas de organizações populares e revolucionárias, estão convidando o povo de Caracas para comemorar os 50 anos da fundação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP).

Esta celebração ocorrerá no Teatro Cantaclaro (Sede do Partido Comunista da Venezuela, na freguesia San Juan), a partir das 10 horas, e na Praça Manuel Marulanda, situada na freguesia 23 de Enero.

Nas palavras do dirigente do MCB, Carlos Casanueva Troncoso, “As e os consequentes revolucionários do mundo comemorarão os 50 anos da fundação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP). 50 anos de resistência do povo colombiano contra o imperialismo e a oligarquia, pela Nova Colômbia, a vida e a paz com justiça social”.

A luta revolucionária iniciada por Manuel Marulanda e os Marquetalianos após o assassinato, em 1948, do líder liberal Jorge Eliécer Gaitán, não pode ser derrotada: primeiro em guerrilhas liberais de autodefesas armadas, depois se unindo à Jacobo Prías, às guerrilhas campesinas comunistas, resistindo em maio de 1964 ao Plano LASO (apoiado e dirigido pelos EUA) – que empreendeu um ataque militar à Marquetalia com mais de 16.000 efetivos, cujos primeiros enfrentamentos, em 27 de maio, no desfiladeiro de Atá, marcaram um rito como a data da fundação das FARC.

Posteriormente, na Segunda Conferência Guerrilheira do Bloco Sul, em 1966, as FARC foram criadas oficialmente e, na Sétima Conferência, em maio de 1982, a sigla EP, Exército do Povo, foi anexada.

“Com a chegada dos 50 anos de luta das FARC-EP, não podemos deixar de homenagear aqueles que caíram na luta por uma Nova Colômbia: Manuel Marulanda Vélez, Jacobo Prías Alape (Charro Negro), Jacobo Arenas, Alfonso Cano, Raúl Reyes, Jorge Briceño e as centenas de homens e mulheres farianas. Toda honra e glória para estes heróis farianos!”, enfatiza Casanueva.

Estarão presentes nesta comemoração os milhares de colombianos e combatentes prisioneiros nos cárceres do regime que, segundo dados oficiais, já somam 9 mil, e os companheiros nas prisões do imperialismo: Simón Trinidad, Sonia e Iván, aos quais expressamos nosso compromisso solidário e campanha permanente pela Liberdade de todas e todos os presos políticos e combatentes colombianos!

Casanueva reitera que “Por isso, está mais que justificada a programação comemorativa marcada para ocorrer em Caracas, em 24 de maio, no Teatro Cantaclaro do Partido Comunista da Venezuela (PCV) e na Praça “Manuel Marulanda” na freguesia 23 de Enero; assim como as dezenas de atividades que serão levadas a cabo no mundo todo”.

Desde já ficam todos convidados para comemorar os 50 anos das FARC-EP e reafirmar nosso compromisso com a libertação da Colômbia, a revolução Bolivariana da Venezuela e Continental.

Fonte: http://prensapcv.wordpress.com/2014/05/20/invitan-a-celebrar-los-50-anos-de-las-farc-ep-este-sabado-24-en-cantaclaro-y-la-parroquia-23-de-enero

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)