Cumplicidade ou Ingenuidade?

Que papel cumprem algumas organizações de esquerda em relação à Ucrânia?

Em janeiro de 2014 eclodiram as manifestações na “Maidan”, em Kiev, capital da Ucrânia. Este movimento se originou da hesitação do então presidente Viktor Yanukovych, que, diga-se de passagem, sempre foi pró-ocidental, em assinar um acordo para o estabelecimento de uma zona de livre comércio com a UE. Ao pedir 6 meses para analisar a proposta, ele causou a ira dos setores burgueses mais retrógrados que os que vinham dando suporte ao seu governo e também de uma ultra-direita nazista que logo assumiu o protagonismo das violentas manifestações que chegaram à troca aberta de tiros entre tropas leais ao governo e as brigadas fascistas.

O mundo assistiu pelos olhos das grandes empresas da mídia ocidental os dias de confronto na “Maidan” relatados como mais uma grande epopeia dos “guerreiros da liberdade” contra a opressão de um governo capacho da Rússia de Putin. Os eventos eram tratados como um levante popular que lutava contra a hesitação do títere russo Yanukovich que ameaçava o acordo capaz de dar ao sofrido povo ucraniano acesso às maravilhas da UE, a despeito desta mesma UE estar lutando para se manter de pé diante da terrível crise econômica que assola o velho continente.

Mesmo com toda a pompa e gala das transmissões, ficou difícil esconder as suásticas, os retratos de Hitler e os Skinheads e milicianos uniformizados ostentando símbolos nazistas. Ficou também difícil de explicar como pode a coligação no poder, que engloba o partidos de direita pró EU e de ultra-direita como o Svoboda e Right Sector, estes dois últimos nazistas, não se configurar como um governo neo-nazi(1), sobretudo pelo fato de que controlam o ministério da defesa, os órgãos de segurança e o aparelho judiciário. A insistência da mídia em ocultar esta óbvia realidade é compreensível. Afinal, não foram, a burguesia e a mídia Alemã e ocidental, condescendentes com o nazismo até praticamente o início da 2ªGM?

O que causa espanto é ler nas linhas de jornais, “posts” em redes sociais e boletins eletrônicos de organizações que se dizem de esquerda, a mesma cantilena estampada nas capas de jornais como NY Times e o Globo, tecendo loas à “revolução de Maidan” que, apesar dos nazistas, foi por uma boa causa. E como em toda “boa” causa os “ Estados Unidos e a União Europeia abraçaram a revolução aqui como outra “florescência de democracia, um golpe no autoritarismo e na cleptocracia no interior do antigo espaço soviético.”(2).Será que é preciso explicar para os companheiros que se auto classificam como revolucionários e socialistas o significado deste abraço à “revolução” Maidan pelos EUA e EU?

Entendo que nestes tempos obscuros, de intensos ataques às conquistas históricas do movimento operário, de refluxo e de uma postura defensiva dos trabalhadores frente ao capital, qualquer mobilização de massa que se levante contra governos burgueses pode angariar alguma simpatia de companheiros socialistas mais desavisados. Contudo, enxergar em qualquer movimento de massa que tenha um elemento proletário em seu seio como sendo intrinsecamente progressista, é fechar os olhos para as inúmeras lições que a história nos deu de que as massas podem ser mobilizadas pelos setores mais retrógrados e com os objetivos mais nefastos. Basta dar uma olhada no que foi a ascensão do nazi-fascismo na Europa dos anos 30.

Nenhuma organização por mais qualificados que sejam os seus quadros, por mais experientes que sejam os seus militantes, está livre de cometer erros de avaliação. O maior exemplo disso foi o partido Bolchevique, que tendo à sua testa pessoas como Lenin, Trotsky e tantos outros extraordinários camaradas, cometeu erros e jamais se furtou de reconhecê-los publicamente, debatê-los e de mudar a sua política.

Reconhecer que houve erros de avaliação neste ou naquele processo político ou movimento de massas faz parte da prática marxista e revolucionária.

Pois bem, algumas destas organizações ditas de esquerda gastaram páginas e mais páginas defendendo Maidan das acusações, agora confirmadas, de que os nazistas estavam na direção daquele movimento. E, diante da escalada de violência contra os que se opõe ao regime promovida pelas tropas de choque nazistas e pelas forças armadas ucranianas, não só no Leste, mas também nas regiões que não têm população russoétnica considerável, não dizem uma palavra.

Podemos daqui argumentar que a melhor alternativa seria manter a integridade do território ucraniano através de um movimento de massas que aponte para a restauração das liberdades democráticas, a reorganização dos trabalhadores e a construção de uma sociedade socialista que exproprie a burguesia ucraniana, que ora aliada aos EUA e EU, ora vinculada à Moscou é a verdadeira responsável pela miséria e pela divisão do povo ucraniano. Mas isso seria de uma crueldade ímpar.

O governo de Kiev tem bombardeado e massacrado nas ruas a população de Donetsk e de Lougansk (3),que de forma desesperada tenta se proteger do governo nazista que assumiu o poder através de um golpe de estado, agarrando-se a qualquer esperança de poder permanecer em solo ucraniano, pois sob o jugo dos nazistas eles sabem muito bem que só lhes resta o exílio ou a morte. O que está por vir é mais uma brutal limpeza étnica. Nesse sentido, a busca pela autonomia daquelas regiões e o desejo de muitos de se unificarem à Rússia é justificável. E quem de nós poderia ser canalha o bastante para negar o direito de um povo sobreviver na sua terra?

Diante do desespero que atinge as populações do leste da Ucrânia e todos aqueles que se opuseram à ascensão dos nazistas, os nossos “companheiros” destas organizações ditas revolucionárias e socialistas, limitam-se a fazer coro com a imprensa burguesa e dizer que os que estão sendo massacrados nas ruas, como a própria imprensa burguesa têm mostrado(4), não passam de marionetes de Putin.

Como é sabido por aqueles que de longa data se enfrentam contra a opressão capitalista em todas as suas formas: aquele que não toma partido do oprimido toma do opressor. No caso da Ucrânia há dois lados muito claros: de um lado, o lado dos “revolucionários” de Maidan, se alinham o imperialismo estadunidense e europeu e a não surpreendente omissão da Rússia, tanto em atos como em palavras, e do outro o sofrido povo ucraniano, sobretudo do Leste, que tal como milhões de seres humanos fizeram nos anos 30 e 40, luta desesperadamente para sobreviver e se abrigar do terror nazista.

Não reconhecer que está do lado errado, diante de tantas evidências, já deixou há muito tempo de ser mera ingenuidade.

*André Lavinas é militante do PCB-RJ

(1)http://www.globalresearch.ca/the-kiev-regime-is-not-officially-a-neo-nazi-government/5384722

(2)http://www.nytimes.com/2014/03/02/world/europe/after-initial-triumph-ukraines-leaders-face-battle-for-credibility.html?_r=2

(3)http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/05/kiev-retoma-aeroporto-de-donetsk-e-bombardeia-rebeldes-em-luhansk.html

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/06/exercito-ucraniano-lanca-ofensiva-contra-rebeldes-em-slaviansk.html

(4) http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3846232&seccao=Europa