Solidaridade Continental com o Acampamento “Lomas de Miranda-Parque Nacional”

Contra a mega mineradora extrativista transnacional FALCONBRIDGE na República Dominicana.

Há mais de duas semanas se constituiu, na Assembleia Popular, o acampamento “Lomas de Miranda-Parque Nacional” nos pés da montanha deste local, na República Dominicana. Os habitantes do lugar, junto às mais diversas organizações sociais, ambientais, políticas e religiosas dominicanas, se encontram desde então em pé de luta, em defesa da terra e do subsolo, contra a mega mineradora extrativista que ameaça a vida e o futuro dos habitantes e do equilíbrio ambiental da grande Quisqueya, do próprio Parque Nacional a Lomas de Miranda, pois as grandes corporações mineradoras como Falconbridge e outras, colocam suas garras nestas terras, para explorar tudo que puderem, devastando todo seu território. Como disse o coronel Caamaño antes de morrer: “Apenas nos deixam os buracos depois de explorar tudo”.

A luta no acampamento pela defesa de Lomas de Miranda vai mais além da legítima defesa do ambiente e da vida. Significa enfrentar o verdadeiro poder econômico e o modelo neoliberal que explora e estrangula, não apenas o povo dominicano, mas todos os povos de nossa América. Portanto, a defesa de Lomas de Miranda e de seu acampamento é, também, nossa luta.

A Direção Executiva do Movimento Continental Bolivariano faz um chamado às organizações sociais e políticas, em especial, a todas as nossas seções, a solidarizar ativamente com estas demandas, assumindo esta luta, como mais um combate contra o império transnacional que, mais uma vez, pretende atropelar a vontade do povo por meio de seus governos fantoches e poder econômico.

Miranda resiste, Caamaño vive, a luta continua!

Carlos Casanueva Troncoso

Direção Executiva, Movimento Continental Bolivariano (MCB)

Caracas, 23 de junho de 2014.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)