Sexto Aniversário da decisão do TIJ contra o aparthe…

Milhares de palestinos se manifestaram, com muitas passeatas de protesto contra o Muro do Apartheid e a lembrançado sexto aniversário do fracasso da decisão do Tribunal Penal Internacional ( TPI ) de Haia contra a construção do muro racista, pela entidade ocupante (Israel).

A concentração teve lugar ontem e continuou no sábado em quase todos os distritos de Hebron, no sul de Jenin, no norte da Palestina ocupada.

« Como toda sexta-feira nós nos reunimos em Naalin (vila palestina ) para protestar contra o roubo de nossas terras e assegurar ao mundo que esse muro não tem nada relacionado à segurança”, afirmou Hindy Musleh, um membro da Stop da Organização do Wall ‘.

Tribunal de Justiça: Em 9 de julho 2004, a Corte Internacional de Justiça – CIJ de Haya, pronunciou-se contra o muro que a potência ocupante estava levantando, separando aldeias, cidades e cercando Jerusalém.

A Corte considerou “ilegal” e exigiu sua destruição, congelar e compensar os palestinos afetados.

Sharon começou sua construção em Junho de 2002 , seu projeto inicial seria chegar a pouco mais de 325 km de comprimento. Atualmente supera mais de 700 km de extensão, duplicando a Linha Verde da ONU entre a Cisjordânia e Israel.

O Muro do apartheid combina seções de segmentos de cerca eletrônica, com paredes de concreto de até 10 metros, deixando as cidades e os vizinhos de sempre da mesma rua, separados por blocos de concreto.

Este muro é parte da política de ampliação dos territórios ocupados; está dentro dos 68 % do território palestino e onde se encontra 80% de água palestino, usurpando casas e campos cultivados e penetrando mais de 24 km em territórios palestinos.

Testemunha: Muhammad Ibrahim, um morador de Jerusalém Oriental, disse: ” De repente estávamos a 45 minutos de onde mora minha mãe, por causa das voltas que nós tivemos que dar, quando sua casa é do outro lado da rua.”

Israel: Ele ignorou a decisão do TIJ, violou todas as resoluções da ONU condenando o muro, e ainda continua a construção causando sérios danos ao desenvolvimento, à terra, à saúde, à liberdade e à economia palestina.