Crianças palestinas nos cárceres de Israel

As forças israelenses prendem aproximadamente 1.000 meninos e meninas a cada ano na Cisjordânia ocupada, chegando a prender meninos de até 8 anos de idade. As meninas e meninos palestinos são ameaçados de morte, violência física, isolamento e agressão sexual, contra eles mesmos ou a um membro da família.

De todas as pessoas palestinas detidas pelas forças israelenses, Malak al Jatib se converteu, as 14 anos, em uma das mais jovens presas e em uma das poucas de sexo feminino. Al Jatib foi libertada no dia 13 deste mês de uma prisão israelense e recebida por familiares e simpatizantes após passar dois meses atrás das grades por “delitos contra a segurança”. As meninas e meninos palestinos “foram ameaçados de morte, violência física, isolamento e agressão sexual, contra eles mesmos ou um membro da família”.

Apelação:

Os pormenores pelos quais passou a adolescente palestina foram conhecidos somente depois que uma apelação judicial revogou uma ordem israelense que proibia divulgar informações sobre o caso, após uma campanha mundial por sua libertação.

A jovem magra e de cabelo escuro, oriunda da localidade de Beitin, próximo a Ramalah, foi detida em dezembro e mais tarde acusada de atirar pedras e de estar de posse de uma faca. Ela assegura que as confissões foram obtidas durante os interrogatórios.

Al Jatib foi condenada a dois meses de prisão, três meses de liberdade condicional e uma multa equivalente a 1.500 dólares.

Encarcerados:

Segundo a organização independente Military Court Watch, atualmente existem 151 meninas e meninos palestinos presos por “delitos contra a segurança” nos territórios ocupados e Israel. Cerca de 74% se encontra em cárceres em Israel, em violação à Convenção de Genebra, já que isso limita a capacidade de visita de seus familiares e advogados da Cisjordânia e Gaza, denunciou o grupo.

A organização Defesa das Crianças Internacional – Palestina (DCIP) informou que em dezembro de 2014 haviam sido presos 10 crianças e adolescentes palestinos entre 10 e 15 anos. Os soldados ou policiais israelenses chegaram a prender meninos de apenas oito anos. As forças israelenses prendem aproximadamente 1.000 meninos e meninas a cada ano na Cisjordânia ocupada, acrescentou o grupo.

Não só a grande quantidade de crianças palestinas presas é motivo de preocupação das organizações de direitos humanos, mas também seu tratamento durante o encarceramento.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/02/20/ninos-palestinos-en-carceles-de-israel/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)