CUBA – Mentiras e graxa

Dizem que a mentira tem pernas curtas e, sem dúvida, é certo. No final, o mentiroso sempre é descoberto. Dá no mesmo que seja alguém dizer que “ela é só uma amiga” ou um presidente que invadiu um país porque “eles têm armas de destruição massiva”. O mentiroso é detestável, porém, se além de mentiroso, tem pouca imaginação e é ignorante para mentir, então, além de cair mal, faz o ridículo com frequência.

Assistia na TeleSUR o programa “Con el mazo dando” [Dando com o martelo], de Diosdado Cabello, e pensava que talvez fosse bom se tivéssemos algo assim aqui em Cuba, que denunciasse as coisas assim, pela televisão, com provas, com elementos e não enigmáticas “notas informativas”. Uma a uma das mentiras iam caindo e, ao mesmo tempo, aparecia a verdade. A direita afirmava que Antonio Ledezma tinha sido levado algemado, depois de ser “agredido de maneira selvagem”. Nas imagens era possível vê-lo dizendo “ok, os acompanho” e, depois, saudar com as mãos ao alto…

A imprensa da direita jamais fará uma retificação ou mostrará algo que desminta uma matriz de opinião criada por eles mesmos.

Em Cuba temos muitos casos parecidos e grandes mentirosos. Quem não se lembra da “greve de fome” de Martha Beatriz Roque enquanto comprava abacate, ou quando a falecida Laura Pollán chamava Rádio Martí para dizer que a ela e amigas se acercava um grupo de policiais com cassetete das mãos, enquanto as imagens mostravam uma rua deserta… ou a história da “greve de fome e sede” de Guillermo Fariñas, que disse que estava durante 6 meses sem comer nem beber água, um desafio para a comunidade científica?.

Ontem circulava pela rede uma foto, com o texto: “Amarram Dama de Branco a uma árvore e a pintam com graxa, em #‎Cuba Ato cometido por agentes da segurança do estado”.

Era óbvio que depois de 17 de dezembro se multiplicariam as “denúncias” sobre as supostas violações dos Direitos Humanos em Cuba, e não é por acaso que as “vítimas” fossem em geral mulheres e de raça negra. Estão nervosos, o negócio está acabando e não sabem o que vão fazer.

Deixo a foto para que tirem suas próprias conclusões. A mim, ficam algumas dúvidas: “Pintaram a árvore antes de amarrá-la? Onde estão as marcas da corda? O que utilizaram para pintá-la? Porém, o que mais me intriga é que raios tinha nessa sacola que não foi solta nem quando a amarraram? Pediu, por favor, aos agentes de Segurança do Estado que não pintassem seu cabelo?

Fonte: http://jovencuba.com/2015/02/26/mentiras-y-chapapotes/

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/03/04/cuba-mentiras-y-chapapote/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)