A visão de mundo dos comunistas pelo olhar de Ivan Pinheiro

Na última quarta-feira, 08 de setembro, foi lançado na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio Janeiro, o livro “Um Olhar Comunista”, coletânea de artigos do secretário-geral do PCB, Ivan Pinheiro.

Conhecido, entre outras coisas, por seus discursos inflamados, Ivan produz há anos artigos sobre os temas que lhe são caros. E eles são muitos. Começam na política partidária, e lá estão as sugestões para um PCB ideologicamente mais forte e inserido nos movimentos sociais, e terminam na saudade e respeito por amigos já idos, como “Pachecão” e “Dona Dolores”.

Mas seu olhar e mãos também observam e discorrem sobre o internacionalismo proletário, a violência imperialista, a ideologia burguesa submersa em filmes e disputas desportivas. Se faltou algo, do qual ele muito entende e é uma de suas grandes paixões, é a música popular brasileira e suas diversas canções. Fica para uma próxima edição!

O que não falta é sua firme e convicta afirmação pelo comunismo, que lhe fez merecedor de um prefácio do comunista português Miguel Urbano Rodrigues e de um bela coluna do saudoso Fausto Wolff no hoje falecido Jornal do Brasil.

“Avô de muitas crianças pelo mundo”, como afirmou no lançamento do livro, a escrita de Ivan Pinheiro demonstra a têmpera daqueles já agraciados pela experiência – e o melhor, sem perder a chama pela libertação do homem. Coisa de quem tem o olhar comunista.