COLÔMBIA. “O helicóptero Black Hawk foi derrubado pelas FARC”

imagemPor Dick Emanuelsson / ANNCOL/ Resumen Latinoamericano/ 24 de junho de 2015 .- Foto:“Um Black Hawk blindado não se quebra ou se parte por umas minas terrestres. O helicóptero foi derrubado pelas tropas guerrilheiras”, disse a fonte da ANNCOL. Foto:Particular.

De uma fonte fidedigna da ANNCOL se confirma que o helicóptero que supostamente “aterrissou em um campo minado”, na realidade foi derrubado pela guerrilha.

Ontem o Exército Nacional da Colômbia confirmou que um helicóptero Black Hawk UH-60 explodiu na zona rural do município de Teorama (Norte de Santander) durante a aterrissagem. O aparato pertencia à contraguerrilha da Brigada 30 da Força Tarefa Vulcano. Morreram quatro soldados profissionais enquanto seis de seus companheiros ficaram com graves ferimentos na explosão.

As primeiras versões do caso falavam que o helicóptero aterrissou em um campo minado preparado pela guerrilha, supostamente pelas FARC. O mesmo comandante do Exército, general Jaime Lasprilla, assinalou em uma coletiva de imprensa que a causa que gerou a explosão era um campo minado e descartou que o aparato tenha sido derrubado ou que tivesse falhas técnicas.

Uma “mina terrestre” não quebra um Black Hawk

A ANNCOL fez várias sondagens e uma fonte que usualmente usamos para ter certeza sobre diferentes temas, defende que o general Lasprilla tenta criar uma cortina de fumaça acerca do penoso caso de helicóptero derrubado pela guerrilha.

– Não morreram todos os militares. Seis deles estão vivos e podem confirmar ou desmentir se era um campo minado ou se o aparato foi derrubado. Eles estavam presentes, disse a fonte da ANNCOL.

Também expõe outro elemento que deve ser considerado:

– Os campos minados contêm explosivos que os generais chamam “minas terrestres”, e que sim, quebra pés quando explode. Porém, é uma grande diferença entre um pé e um helicóptero que se quebra em duas partes. O Black Hawk é, além disso, um helicóptero blindado, resistente não só a tormentas no ar, como também a tiros de metralhadoras. O general Lasprilla deve passar por duras contradições pessoais, já que como um experiente general, sabe perfeitamente bem que um Black Hawk não se quebra ou se parte por conta de umas minas terrestres.

– O helicóptero foi derrubado pelas tropas guerrilheiras que se movem como o peixe na água nesta região, disse a fonte da ANNCOL.

Segundo o general Lasprilla, o Black Hawk realizava trabalhos de abastecimento e apoio às tropas terrestres do Exército que, durante vários dias, lutaram combates. Segundo o Exército, o evento foi atribuído à Companhia de Resistência Catatumbo das FARC.

Salvar vidas ou intensificar a guerra?

Desde o momento em que as FARC decidiram não mais receber bombas em seus acampamentos ou ter seus negociadores de paz assassinados, a guerra se intensificou. Todos os dias existem vários combates ou ações armadas contra a economia de guerra do Estado. Morrem guerrilheiros e soldados, filhos do mesmo povo em uma guerra que não é dos soldados, mas de um poder fático que não quer ceder um só milímetro de seu poder nas negociações de paz, dizem os conhecedores do conflito social e armado.

A morte do soldado Franklyn Gamboa Monsalve, de 25 anos de idade, natural de El Zulia (Norte de Santander), agora é utilizada pela RCN, Caracol e demais mídias corporativas para atacar a insurgência por “seu atrevimento em suspender seu cessar-fogo unilateral”. Porém, é preciso diferenciar causa e efeito.

Se Santos tivesse aceitado o cessar-fogo bilateral ou, como disse o Comissionado pela Paz da ONU na Colômbia, uma trégua bilateral, teria salvado centenas de vidas como a vida deste soldado. Ele planejava retirar-se das Forças Armadas e da guerra na Colômbia, principalmente depois que sua filha nasceu há um mês. Infelizmente foi um dos quatro mortos na derrubada do helicóptero no Norte de Santander.

“A esposa, a mãe e, inclusive, eu também, tínhamos dito que ele se retirasse. Já tinha uma filha, que pensasse que ia ser muito difícil de vê-la. Ele estava pensando em retirar-se, estava nisso”, disse Elkin Leonel García, cunhado do soldado, ao diário El Tiempo.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/06/24/colombia-el-helicoptero-black-hawk-fue-derribado-por-las-farc/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria