Cuba, o primeiro país a eliminar a transmissão da AIDS de mãe para filho

imagemResumen Latinoamericano/ 01 de julo de 2015.-  Cuba se converteu no primeiro país do planeta que recebe a validação da Organização Panamericana da Saúde (OPS), escritório regional da OMS, na eliminação da transmissão de mãe para filho do HIV e da sífilis, segundo anunciou nesta terça-feira o organismo em Washington.

“Eliminar a transmissão de um vírus é uma das maiores conquistas possíveis da saúde pública”, destacou a doutora Margaret Chan, Diretora Geral da OMS. “É uma vitória importante em nossa longa luta contra o HIV e as infecções de transmissão sexual. É um passo importante para ter uma geração livre da AIDS”, disse.

A porcentagem de 14-15% da transmissão do HIV da mãe para o filho cai para apenas 1% quando fornecidos os medicamentos tanto para a mãe como para o filho nas fases em que a transmissão é possível. O número de crianças que nascem a cada ano com HIV vem sendo reduzido a quase metade desde 2009, passando de 400.000 para 240.000 em 2013.

Quase 1 milhão de mulheres grávidas em todo o mundo são infectadas por sífilis a cada ano. A infecção pode derivar na perda precoce do feto, morte fetal, morte neonatal, crianças de baixo peso ao nascer e infecções neonatais graves. No entanto, as opções simples e baratas de detecção e tratamento durante a gravidez, como a penicilina, podem eliminar a maioria destas complicações.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/07/01/cuba-el-primer-pais-en-eliminar-la-transmision-del-sida-de-madre-a-hijo/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria