PCV INCENTIVA A CRIAÇÃO DE SISTEMA PÚBLICO E POPULAR DE DISTRIBUIÇÃO (COM VÍDEO)

imagemO Partido Comunista da Venezuela continua incentivando o governo nacional a criar um Sistema Público e Popular de Distribuição, que rompa com a monopolização do abastecimento e com a distribuição em mãos de grandes empresas privadas e supermercados e ofereça proteção real ao povo trabalhador.

Oscar Figuera, Secretário Geral, indicou que o 27° Pleno do Comitê Central, reunido no domingo passado, 19 de julho, aprovou o envio ao governo nacional de um documento com 10 pontos, que expressam as propostas mais importantes feitas pelo PCV sobre os problemas nacionais. Entre as quais, destaca-se o desabastecimento e o alto custo de gêneros de primeira necessidade.

Para o PCV, é tarefa de primeira ordem arrancar dos canais privados monopólicos a distribuição e comercialização dos produtos da cesta básica. Para isso, o governo deve utilizar a estrutura estatal de comercialização que desenvolveu nos últimos anos baseada em despensas comunais, mercados e pdvales, para assegurar a distribuição dos produtos diretamente nas comunidades.

A propósito disso, Figuera assinalou com preocupação a inexistência dos mil PDMercadinhos que o governo nacional prometeu, como mecanismo para avançar na distribuição de produtos e alimentos “É que a alguém interessa manter a concentração da distribuição e o abastecimento e não desenvolver os mecanismos que permitam que os bens essenciais de nosso povo sejam distribuídos diretamente nas comunidades?”, expressou.

Juntas Populares de Abastecimento

De forma crítica, o PCV assinalou que até o momento, os Conselhos Populares de Abastecimento e Produção, instância promovida e criada pelo governo nacional, se constituiu como uma instância burocrática, “que não permitiu o exercício real do controle das comunidades organizadas sobre os processos de abastecimento e distribuição”.

Oscar Figuera recordou que o PCV propôs a criação das Juntas Populares de Abastecimento. Por tal razão, aplaudiu o momento da criação dos Conselhos Populares, por ter objetivos muito parecidos aos apresentados pela cúpula comunista, como instância participativa, construída desde a base, para “romper a espinha dorsal da monopolização do abastecimento e da distribuição”. Ante isso, insistiu que essa tarefa e a qualidade participativa e popular deste instrumento de luta, não só corresponde ao governo nacional, como também ao movimento popular revolucionário.

Devemos desenvolver o aparato produtivo

Com respeito à decisão do governo nacional, de eliminar a organização e controle da venda em supermercados públicos e alguns privados pelo final do número da identificação, o PCV expressou sua preocupação sobre o quanto essa decisão incidiu no aumento das filas de pessoas em frente dos centros de abastecimento.

Por tal motivo, Figuera solicitou ao governo nacional que revisasse essa decisão que tanto aumentou as filas, ao mesmo tempo em que indicou que essa ação deve ser assumida como um paliativo necessário, No entanto, a solução de fundo “é a ampliação da produção nacional, é o desenvolvimento produtivo, é a ruptura da monopolização do abastecimento e a distribuição, é a criação de um sistema público e popular de abastecimento. Esses seriam os elementos de fundo que resolveriam”.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch? v=PEhZflckq8w

Fonte: https://prensapcv.wordpress. com/2015/07/24/video-pcv- insta-a-la-creacion-de- sistema-publico-y-popular-de- distribucion/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria