Uma empresa alemã ganha a primeira privatização do Governo de Tsipras

imagemResumen Latinoamericano / Público.es / 18 de agosto de 2015 – Aprovada a concessão de 14 aeroportos à empresa Fraport, ganhadora de um concurso que o Syriza congelou quando chegou ao Governo. O acordo com seus parceiros para o terceiro resgate obriga a Grécia a reativar as privatizações.

O Governo grego aprovou a concessão de 14 aeroportos regionais à empresa alemã Fraport, segundo uma resolução do conselho de política econômica que foi publicada no Boletim Oficial do Estado.

Trata-se do primeiro processo de privatização que completa o Governo formado pelo Syriza e seu parceiro de coalizão, a formação nacionalista conservadora Gregos Independentes.

Os aeroportos aos que se faz referência são o de Tessalônica, a segunda cidade do país; Cavala, no noroeste; Corfu e Zante, duas ilhas situadas no mar Jônico; Canea e Cefalonia, na ilha de Creta; Aktion, no oeste; e os de Rodas, Kos, Samos, Mitilene, Mykonos, Santorini e Skiathos, todas ilhas do Egeu.

A resolução, decidida no conselho de governo de política econômica que ocorreu em 13 de agosto, foi assinada pelo vice-primeiro ministro, Yanis Dragasakis, e os ministros de Finanças, Euclides Tsakalotos, Economia, Yorgos Stathakis, e Energia, Panos Skurletis.

A empresa alemã Fraport foi ganhadora do concurso realizado no ano passado e a autoridade de privatização helena (Taiped) deu recentemente seu bom visto ao projeto.

Segundo o publicado no Boletim Oficial do Estado, não existiu nenhuma mudança a respeito das condições de licitação que foram concedidas à empresa.

O preço dos aeroportos ascende a 1.230 milhões de euros. Além disso, a Fraport se comprometeu em investir 330 milhões nos primeiros quatro anos e 1.400 milhões de euros nos próximos quarenta.

A chegada ao poder do Syriza congelou os processos de privatizações e prometeu que revisaria todos aqueles que não tivessem terminado.

No entanto, com a conclusão do terceiro programa de resgate, a Grécia se comprometeu a transferir ativos estatais a um fundo de privatização no valor de 50.000 milhões de euros para pagar dívidas, recapitalizar o banco e realizar investimentos.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/08/18/grecia-una-empresa-alemana-se-adjudica-la-primera-privatizacion-del-gobierno-de-tsipras/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria