PCB REFUNDADO EM MATO GROSSO DO SUL!

imagemNo último fim de semana, realizou-se em Campo Grande uma intensa reunião entre um grupo de militantes comunistas sul-mato-grossenses e o Comitê Central do PCB, representado por Ivan Pinheiro, seu Secretário Geral, que resultou na refundação do partido no Estado do Mato Grosso do Sul.

O PCB não tinha vida orgânica naquele Estado desde 1992, quando a então direção regional aderiu à fundação do PPS, um partido burguês que hoje nacionalmente se coloca no campo da oposição de direita aos governos petistas. Durante esse período, algumas pessoas do Estado contataram a direção nacional do nosso partido, mas em geral tratava-se apenas de interesses eleitorais.

A refundação do PCB no Mato Grosso do Sul foi uma consequência natural da fundação

da UJC (União da Juventude Comunista), em 2013, por um grupo de jovens militantes dos movimentos populares que se identificaram com a linha política revolucionária do partido.

Na reunião de refundação do partido foram dois dias de consistentes debates sobre a estratégia e a tática do PCB, a sua história, a conjuntura internacional e regional, o caráter e a forma de organização do partido, tendo tido um grande destaque – para balizar a ação do partido no Estado – a análise da estrutura de classes da sociedade sul-mato-grossense, hegemonizada econômica, política e culturalmente pela burguesia ligada ao agronegócio, com destaque para as usinas de açúcar e de álcool, a indústria da celulose, a produção de soja e milho e a pecuária.

Houve um grande consenso de que o Partido deve dar destaque na sua atuação nas questões da terra e dos recursos naturais, fundamentais para essas atividades econômicas, levando em conta que o domínio privado desses bens provoca graves prejuízos para os trabalhadores e o proletariado em geral, o que tem gerado muitas lutas e conflitos entre o aparato repressor da máquina estatal a serviço da burguesia e as comunidades camponesas, quilombolas e indígenas.

O Secretariado Nacional do PCB, levando em conta os contatos anteriores e os resultados da reunião, decidiu reconhecer e instituir o Comitê Regional do PCB no Mato Grosso do Sul eleito na ocasião e que terá seu mandato até janeiro de 2016, quando se realizará a Conferência Regional, nos marcos da Conferência Política Nacional do partido, a realizar-se em março de 2015, no Rio de Janeiro.

Secretariado Nacional do PCB

Categoria