América Latina comovida por imagens inéditas da ditadura chilena

imagemEm 2013 pela primeira vez a sociedade chilena desvenda imagens da sangrenta ditadura de Pinochet a 43 anos do golpe. O ciclo se chama “Chile, as imagens proibidas”. Assista aos vídeos.

Próximo de completar 43 anos do golpe militar que derrubou Salvador Allende e instalou Augusto Pinochet no poder, em 2013 tem-se mostrado no Chile imagens nunca antes transmitidas na televisão.

O programa se chama “Chile, as imagens proibidas”, que é transmitido por Chilevisión e conduzido pelo ator Benjamin Vicuña. O ciclo mostrou, entre outras coisas, o tiro na cabeça que recebeu um manifestante no meio de um protesto no centro de Santiago, em meados dos anos 80; os violentos protestos que cercaram a visita ao Chile do Papa João Paulo II, em 1987; os gritos de dor de Estela Ortiz, esposa de Manuel Parada, quando lhe confirmam que o seu marido é um dos três comunistas degolados em 1986.

“- Até quando seguirão matando o nosso povo? Até quando permitiremos tanta matança, tantos crimes, tanta tortura, até quando?!” Grita Ortiz fora do Serviço Médico Legal, antes de desaparecer.

Em suas três edições, o programa liderou a audiência no horário nobre, superando as séries de sucesso e sendo o mais comentado nas redes sociais.

Também tem sido motivo de polêmica entre aqueles que ainda defendem a ditadura e a atuação de Pinochet. Pela primeira vez a sociedade chilena tira a sua mordaça na televisão aberta e põe em discussão um tema que mantêm as feridas abertas.

Chegou a hora de pedir desculpas às vítimas, seus familiares e a sociedade chilena”, disseram os juízes em uma declaração inédita.

É tanto o impacto que tem causado o ciclo que a Associação dos Magistrados do Poder Judiciário do Chile pediu desculpas pelas omissões cometidas durante a ditadura e exortou a Corte Suprema a assumir a sua responsabilidade por não dar curso a 5.000 recursos de amparo apresentados a favor das vítimas.

Já se passaram 43 anos para se fazer esta catarse coletiva de um regime que deixou um saldo de mais de 3.200 mortos e 38.000 desaparecidos.

Chile, Las Imágenes Prohibidas – Capítulo 1
https://www.youtube.com/watch?v=PIsmf8FeaZU

Chile, Las Imágenes Prohibidas – Capítulo 2
https://www.youtube.com/watch?v=syn43XlUZbU

Chile, Las Imágenes Prohibidas – Capítulo 3
https://www.youtube.com/watch?v=Ps9L6kODDyo

Chile, Las Imágenes Prohibidas – Capítulo 4
https://www.youtube.com/watch?v=QhvfjqcuSVE

http://www.planetaamericalatina.com.br/artigo/america-latina-comovida-por-imagens-ineditas-da-ditadura-chilena

Categoria