Espedito Rocha, um comunista exemplar

Faleceu na madrugada de hoje, em Curitiba, o nosso camarada Espedito Rocha, membro do Comitê Central do Partido.

Espedito de Oliveira Rocha nasceu em 1º de janeiro de 1921, no distrito de Santa Clara, pertencente ao município de Buíque no estado de Pernambuco, onde atualmente se localiza a cidade de Tupanatinga. Filho caçula com nove irmãos, Espedito desenvolveu um leque variado de atividades profissionais no decorrer de sua vida, dentre elas estão as de lavrador, vaqueiro, torneiro mecânico, funileiro, pedreiro, sapateiro, carpinteiro, entalhador, e, por fim, escultor.

Teve seu primeiro contato com a política aos sete anos de idade, quando viu seu pai sair armado com mais algumas pessoas em direção à cidade em um dia de eleição. Ficou sabendo através de sua irmã, que aquele grupo no qual seu pai estava inserido, tinha a missão de garantir que os eleitores da cidade votassem em favor do governo, vivenciando desde cedo um dos maiores problemas da história da política brasileira, o coronelismo.

No ano de 1938, Espedito filia-se ao Partido Comunista Brasileiro na cidade de Garanhuns – PE, estando na luta de resistência ao regime ditatorial de Getúlio Vargas, imposto através do golpe de 1937, o principal motivo da filiação ao partido. Logo no início de sua militância, voltando ao distrito de Santa Clara, causou grande surpresa aos moradores da região ao conseguir 120 votos para um candidato a Deputado Federal do PCB, até então desconhecido da população, nas eleições de 1945.

Em 1953, já em Curitiba – PR, em uma manifestação no dia 1º de maio, Espedito leva uma faixa contestando o decreto n.º 9.070, o qual dizia regulamentar, mas em verdade criminalizava o direito a greve, tendo então, o seu primeiro contato com atividades sindicais. Assim, começou sua história de militância dentro do movimento sindical, passando pelos sindicatos da construção civil, dos metalúrgicos, e dos trabalhadores da indústria química, alcançando grande destaque neste, onde exerceu os cargos de tesoureiro e presidente.

Candidata-se pela primeira vez no ano de 1962 ao cargo de vereador na cidade de Curitiba. Consegue um resultado expressivo, ficando como primeiro suplente até o golpe de 1964, quando é cassado. Neste ano, um dos mais difíceis de sua vida, é o único dirigente do partido no Paraná a não ser preso, conseguindo fugir e entrando na clandestinidade. A partir de então, adota os pseudônimos de Tibúrcio Melo e Tadeu Silva ao iniciar sua peregrinação oculta pelo país.

Entre os anos de 1967 e 1968, Espedito recebe as tarefas de dirigir o partido em um primeiro momento no estado de Alagoas, e posteriormente no estado do Mato Grosso que na época também abrangia o atual estado do Mato Grosso do Sul. Mantém-se na região até ser preso e levado para São Paulo, onde adquiri uma doença que o obriga a passar cento e vinte dias entre a carceragem e o hospital. Inicia então suas atividades enquanto escultor, projetando-se enquanto um artista com grande reconhecimento no âmbito cultural, não apenas dentro do estado do Paraná, mas em todo o país.

Nos anos 80, após retornar da clandestinidade, inicia o processo de reconstrução do partido no Paraná criando cerca de cinqüenta diretórios municipais, além de eleger um Deputado Estadual em 1983, ainda utilizando a sigla do MDB. No ano de 1986, vinte quatro anos após sua primeira candidatura, volta a pleitear um cargo eletivo, desta vez como Deputado Federal.

Durante os seus mais de setenta anos de militância no Partido Comunista Brasileiro, Espedito ocupou os cargos de Secretário Sindical do Comitê Municipal de Curitiba, Secretário Sindical da Direção Estadual do Paraná, fundando nesta oportunidade 78 sindicatos de trabalhadores de construção civil no estado, além de uma federação dos trabalhadores desta área, bem como cerca de dezesseis sindicatos de trabalhadores do comércio e da indústria, e uma federação dos trabalhadores agrícolas. Também foi Presidente Estadual do partido no Paraná e membro do Comitê Central durante muitos anos. No que concerne à atividades internacionais, Espedito esteve na U.R.S.S por um período de quarenta dias em 1986, quando ganhou a viagem como prêmio por ter vendido a maior quantidade de jornais do partido no país. Esteve ainda em Cuba no ano de 1988.

Nos anos 2000, Espedito Rocha recebeu o cargo de Presidente de Honra do PCB no Paraná, contudo, continuou participando da vida partidária sempre quando requisitado.

Com efeito, podemos entender através deste resumo de sua vida política, e do contato que muitos de nós tivemos com ele em diferentes momentos de sua vida, que o camarada Espedito não é apenas um exemplo, é também um herói. Um herói por dedicar grande parte de sua vida ao Partido Comunista Brasileiro, algo que não é simples, que não é fácil, posto que é de conhecimento geral o quanto é árdua a vida de um comunista. Um herói por em muitas oportunidades não ser compreendido por seus familiares e seus amigos, e mesmo assim seguir na tarefa revolucionária. Um herói por mesmo ao ver muitos camaradas desistiram da causa, ou ainda pior, traírem os princípios do comunismo, sempre ter se colocado a frente na luta pela construção de uma sociedade justa, onde não houvesse a exploração do homem pelo homem.

Categoria