Espedito Rocha

O Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro se despede, com muito pesar, de seu bravo e valoroso camarada Espedito Rocha, falecido hoje, aos 89 anos.

Espedito, membro também do Comitê Regional do Paraná, dedicou a maior parte de sua vida ao Partido Comunista Brasileiro, enfrentando dificuldades as mais diversas. Trabalhou comolavrador, vaqueiro, torneiro mecânico, funileiro, pedreiro, sapateiro, carpinteiro, entalhador. Nos últimos anos dedicou-se ao ofício de escultor.

Filiado ao PCB desde  1938 (na cidade de Garanhuns – PE), Espedito lutou contra a ditadura de Getúlio Vargas e teve uma trajetória marcante no movimento sindical, passando pelos sindicatos da construção civil, dos metalúrgicos e dos trabalhadores da indústria química, onde exerceu os cargos de tesoureiro e presidente. Participou de diversas eleições como candidato pelo PCB e contribuiu, em diferentes ocasiões, para o trabalho de construção partidária em vários estados.Era o presidente de Honra do Partido no estado do Paraná.

O legado do camarada Espedito estará sempre presente entre os militantes e dirigentes comunistas, entre todos os que lutam na luta pela construção de uma sociedade justa, onde não haverá a exploração do homem pelo homem.

Camarada Espedito:

Presente!

Categoria