COLÔMBIA: COMUNICADO N°5 PRISIONEIROS POLÍTICOS DE LA TRAMÁCUA

imagemA Fundação Lazos de Dignidad, parte da Coalición Larga Vida a las Mariposas, difunde o comunicado N° 5 produzido pelos prisioneiros políticos do EPCAMS de Valledupar que participaram da jornada nacional de protesto pela libertação dos prisioneiros com graves condições de saúde como gesto de paz por parte do governo nacional.

Os prisioneiros políticos reclusos no centro penitenciário e carcerário de alta e média segurança de Valledupar, La Tramácua, o Guantánamo da Colômbia informamos:

1. Hoje se cumprem catorze dias de jornada nacional de protesto pela libertação dos mais de oitenta prisioneiros que se encontram com enfermidades graves, aleijados, deficientes e mulheres gestantes ou lactantes e adultos maiores. Hoje, a maioria dos grevistas apresenta deterioração da saúde e perda acelerada de peso.

2. Recebemos com atenção e otimismo o anúncio realizado no dia 22 de novembro por parte da delegação de paz em Havana, Cuba, no sentido de que o governo de Juan Manuel Santos, por fim, fará um gesto como sinal de vontade de paz para a diminuição do conflito, como fizeram as FARC-EP, que consiste na libertação – mediante indulto – de trinta (30) guerrilheiros, a revisão de cento e seis (106) casos de prisioneiros que se encontram doentes e a localização de pavilhões especiais para os guerrilheiros em prisão, com a finalidade adiantar e facilitar a revisão jurídica de nossos processos.

3. No caso dos trinta indultados, esperamos que seja apenas o começo do que deve ser uma anistia ampla e incondicional, que permita que os lutadores populares não apodreçam nas cadeias como até hoje vem ocorrendo.

4. Acreditamos que embora isto seja um gesto de paz, ainda continua sendo o presidente muito tímido e com falta de decisão para diminuir o conflito, já que, por exemplo, no caso dos doentes, o assunto diagnosticado e em consequência identificado plenamente que sua situação é incompatível com a vida em cativeiro, não restando mais que outorgar sua libertação ou sob a pena de um desfecho fatal na vida destes seres.

5. Nós prisioneiros políticos em greve de fome deste estabelecimento nos encontramos em assembleia de coletivo, analisando o mencionado pronunciamento e nos manteremos assim até que se dê a libertação dos enfermos ou uma ordem por parte do Estado Maior Central das FARC-EP.

6. Agradecemos a solidariedade dos demais prisioneiros que nos acompanham na jornada. Cabe notar que nos somaremos a suas lutas como sempre fizemos. Desde já nos comprometemos a vincular à jornada de protesto o fechamento deste centro de tortura, a denúncia ao descumprimento da tutela T-282/14 que ordena solucionar o problema da água e a luta pelos direitos fundamentais de todos os presos deste, situação que não é cumprida e que, pelo contrário, se agrava. Unimo-nos a esta luta que é a de todos. Nosso compromisso é pela vida digna e do povo geral. Esta jornada pacífica pelo fechamento de “La Tramácua” terá início em plenitude na próxima quarta-feira, dia 25, pla manhã. Convidamos a comunidade nacional e internacional a estar alerta para dizer “La Tramácua” NUNCA MAIS.

Coletivo de Prisioneiros Políticos Benkos Biohó

Cárcere La Tramácua de Valledupar, o Guantánamo da Colômbia

24 de novembro de 2015

Fonte: http://fundacionlazosdedignidad.org/24-11-2015-comunicado-no-5-de-los-prisioneros-politicos-de-la-tramacua

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria