I Encontro Nacional do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro

imagemO Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro realizou o seu primeiro Encontro Nacional no último fim de semana, nos dias 20, 21 e 22 de Novembro na cidade de São Paulo. A capital paulista recebeu cerca de 120 mulheres, que vieram de todas as partes do Brasil, para juntas, decidirem a linha política da organização para os próximos 3 anos.

Apesar do evento ter sido realizado em três dias, as pré-teses do encontro já haviam sido discutidas pelos Estados, que formularam contribuições, que foram discutidas e votadas em plenária. O saldo final disso tudo foi a construção coletiva e democrática das resoluções do Ana Montenegro.

Durante o Encontro alguns pontos polêmicos foram discutidos, entre eles, a questão do aborto e da prostituição. Nos calorosos debates, a busca pelo consenso político foi árdua, mas nem sempre bem sucedida, fato que tornou muitos pontos cansativos e difíceis. Um relato feito por Carolina Lopes, Sec. Política do Coletivo, postado em sua página pessoal do Facebook, reflete bem o que foi esse encontro:

“…na plenária final, camaradas lideranças do país inteiro confrontavam e defendiam como leoas suas posições políticas. Era real, eu dizia para mim… Naquele momento, era impossível eu defender o que formulava por anos, minha admiração misturava-se com respeito e paixão. Pensava que elas não observavam, que para chegarem até ali, todas eram mulheres casca grossa, valentes, briguentas, geniosas revolucionárias…

Também teve festa!

Não há dúvidas que 2015 foi (e está sendo) um ano marcante para o Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro, isso porque além de realizar o primeiro Encontro Nacional (depois de dez anos de criação), também comemorou o centenário de Ana Montenegro, militante do Partido Comunista que deu nome à organização e que serve de referência (prática e teórica) às feministas organizadas.

Para celebrar esse ano histórico, o Coletivo organizou uma grande Festa no ERLA (Espaço da Rosa Latino Americana), no centro de São Paulo. O evento contou com a presença das artistas Karina França e Nina Rosa, que fizeram exibições extraordinárias. Era praticamente impossível não entrar no clima revolucionário do ambiente.

O Feminismo Classista avança!

O I Encontro Nacional do Ana Montenegro foi um importante passo para o crescimento do feminismo classista no Brasil. Com a linha política e organizativa sólidas, as militantes feministas do Ana Montenegro voltaram para os seus Estados com o fôlego renovado e prontas para combater o machismo em todas esferas sociais, sem esquecer que o grande inimigo por trás de todas opressões é o capitalismo.

Renato M. Mendes