Não à perseguição aos comunistas na Iugoslávia!

imagemTodo o repúdio à discriminação sofrida pelo Novo Partido Comunista da Iugoslávia

O Novo Partido Comunista da Iugoslávia (NKPJ) e a Liga da Juventude Comunista da Iugoslávia (SKOJ) acusaram a Comissão Eleitoral da Sérvia (RIK) de discriminação, depois que essa Comissão rejeitou o pedido de registro do partido para participar das eleições parlamentares agendadas para o próximo domingo, 21 de junho de 2020. O NKPJ informou que a Comissão Eleitoral não concedeu tempo suficiente à lista comunista liderada por Aleksandar Banjanac e Aleksandar Đenić para atender a quaisquer exigências com vistas à correção de eventuais imprecisões ou lacunas contidas no referido pedido.

Essa decisão da Comissão Eleitoral se deu simultaneamente à anulação de uma decisão anterior, da mesma comissão, que havia recusado o pedido de registro para um grupo de direita, o Movimento Levijatan, por não ter apresentado o número de assinaturas exigido. Para o Novo Partido Comunista da Iugoslávia e a Juventude Comunista da Iugoslávia, a Comissão Eleitoral discriminou claramente os comunistas, pois as assinaturas necessárias haviam sido entregues com antecedência, na lista “O socialismo é a única saída”.

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) repudia essa clara perseguição política aos comunistas iugoslavos, a qual representa um ataque ao direito do NKPJ e da SKOJ de participar das eleições e uma manobra para impedir a divulgação das propostas e dos ideais socialistas e comunistas, assim como uma intenção de calar as vozes que denunciam as mazelas causadas pelo capitalismo aos trabalhadores. O PCB se solidariza com os militantes, apoiadores e dirigentes do NKPJ e da SKOJ, conclamando todos os Partidos e organizações que lutam pelas liberdades democráticas e contra a opressão e as desigualdades impostas pelo sistema capitalista a se manifestarem publicamente contra essa discriminação, e também junto à Comissão Eleitoral da República da Sérvia, através dos e-mails rik@parlament.rs e elections@parlament.rs.

PCB, Comissão Política Nacional, 18.06.2020