PCB presente no Fórum de Resistência Democrática

imagemJornal O Poder Popular

O Observatório da Democracia, organização suprapartidária que reúne Fundações de partidos de esquerda e tem como objetivo defender a soberania brasileira e desenvolver luta em favor das liberdades democráticas, promoveu, entre os dias 27 e 30/08, o Fórum de Resistência Democrática. No evento ocorreram conferências, debates e oficinas sobre os desafios urbanos do Rio de Janeiro diante dos retrocessos políticos e sociais, da crise econômica e da devastação ambiental incentivada pelo Governo Bolsonaro-Mourão.

Esta edição do Fórum contou com a participação de ativistas de movimentos sociais, figuras públicas partidárias e representantes do pensamento crítico acadêmico, com destaque para o escritor inglês David Harvey, do Centro de Pós-Graduação da Universidade da Cidade de Nova Iorque (CUNY), da filósofa Cinzia Arruza, da Escola de Pesquisa Social de Nova Iorque, e da historiadora Tithi Bhattacharya, da Universidade de Purdue (Holanda).

O camarada Eduardo Serra, Secretário de Relações Internacionais do PCB, fez parte da mesa do dia 29/08, que debateu o Direito à Cidade, cujo palestrante era David Harvey. O encerramento do evento se deu em praça pública, no dia 30/08, no Centro do Rio de Janeiro, na Praça Mário Lago. Os camaradas Edmilson Costa, secretário geral do PCB, e Marta Barçante, da Secretaria de Mulheres, Gênero e Diversidade Sexual representaram o PCB neste momento, que contou ainda com a presença de lideranças políticas do PSOL, PT, PDT, PCdoB, além dos convidados estrangeiros.

Segue abaixo a fala do camarada Edmilson Costa:

“Boa noite, camaradas. Recebam uma saudação fraterna, combativa e revolucionária do Partido Comunista Brasileiro e de seus coletivos de luta. Uma saudação especial aos melhores lutadores que estão aqui, aqueles que lutam pelas transformações sociais e pela felicidade humana.

Estamos vivendo um dos momentos mais difíceis da conjuntura brasileira desde a queda da ditadura militar. É um momento no qual, de um lado, estamos vendo a ofensiva mundial do capital para colocar na conta dos trabalhadores todo o ônus da crise. E internamente nós temos um governo ilegítimo, antinacional, antipopular, antidemocrático e inimigo do meio ambiente.

É ilegítimo porque foi resultado de uma conspiração criminosa nas sombras, nas quais o atual ministro da Justiça e procuradores inescrupulosos tramaram de todas as formas para evitar a eleição de Lula no momento em que ele se encontrava na dianteira em todas as pesquisas. É um governo antinacional porque é vergonhoso o presidente da República bater continência para a bandeira dos Estados Unidos. É um governo que está entregando todo o nosso patrimônio nacional, entregando a biodiversidade, entregando as nossas riquezas naturais.

É um governo antipopular porque vem procurando destruir todos os direitos e garantias dos trabalhadores. É um governo antidemocrático porque conspira permanentemente contra as liberdades democráticas e persegue os estudantes e a juventude e criminaliza os movimentos sociais.

Este é o momento em que precisamos promover a unidade dialética entre a luta de massas e a luta institucional. Nós não podemos cair no equívoco de privilegiar somente na luta institucional e deixar de lado a luta de massas, porque é exatamente a luta nas ruas que vai dar o tom definitivo para a derrota deste governo aventureiro e obscurantista.

Estamos juntos, camaradas! Estamos na luta!”

Assista o vídeo em https://www.facebook.com/PCBRiodeJaneiro/videos/372377120367085/

Acesse a página do evento: https://observatoriodademocracia.org.br/2019/08/16/observatorio-promove-o-forum-de-resistencia-democratica-no-rio/