100ª edição: dez anos do Jornal O Poder Popular!

Capa de O Poder Popular n° 28 – arte e diagramação de Mauricio Souza

O Jornal O Poder Popular, veículo de imprensa do Partido Comunista Brasileiro (PCB), iniciou sua trajetória no ano de 2015 e, ao longo destes 10 anos de existência, manteve a regularidade da publicação mensal, à exceção de alguns períodos de maior dificuldade, como durante a pandemia, em que circulou bimestralmente.

Durante vários anos foi produzido como jornal impresso, distribuído aos comitês regionais do PCB nos estados brasileiros, servindo como importante instrumento de trabalho político da militância comunista junto à classe trabalhadora e aos setores populares. Hoje ele segue sendo editado
regularmente, porém, no formato virtual, mantendo a função de difundir as principais ideias, resoluções e posições do PCB diante da conjuntura nacional e internacional.

A primeira edição de O Poder Popular saiu então em janeiro de 2015, com artigos defendendo a formação da Frente de Lutas Anticapitalistas e Anti-imperialistas, o combate ao racismo, a legalização do aborto, a defesa da Saúde 100% estatal e pública e matérias que resgatavam a história da repressão ao PCB na ditadura e a memória de Jayme Miranda, bravo dirigente comunista assassinado pelo regime militar.

Ao longo deste decênio, o Jornal expressou em seus editoriais as posições políticas do Comitê Central do PCB e manteve seções dedicadas a divulgar as ações e notas da nossa corrente sindical Unidade Classista, da UJC, a Juventude do PCB, dos Coletivos Ana Montenegro, Minervino de Oliveira e LGBT Comunista. Publicamos matérias dedicadas ao resgate da História do PCB na Seção Memória Viva, destacando figuras e personalidades do Partido e do Movimento Comunista Internacional, além das ações realizadas pelos comunistas contra as perseguições e massacres promovidos pela ditadura de 1964-1985.

De forma permanente, prestamos a solidariedade internacionalista, por meio de textos de apoio a Cuba Socialista, ao povo palestino em sua sistemática resistência contra a agressão e o genocídio promovidos pelo estado sionista, bem como a todos os povos que enfrentam os ataques e as ameaças imperialistas.

Um jornal a serviço das lutas populares e do socialismo

No ano de 2017 publicamos mês a mês a trajetória da vitoriosa Revolução Socialista na Rússia, celebrando os 100 anos do mais importante acontecimento histórico do Século XX. Em 2024, nossa homenagem ao maior revolucionário de todos os tempos se deu através da publicação de diversos artigos para lembrar a passagem dos 100 anos de morte de Lenin.

Também em 2017 publicamos edição especial contra as “reformas” do governo Temer e os ataques aos direitos de trabalhadores e trabalhadoras, convocando a greve geral. Nos anos seguintes as matérias do jornal salientaram as diversas lutas e mobilizações contra o governo Bolsonaro e a extrema direita, em defesa das liberdades democráticas e contra o desmonte da saúde pública, que levaram ao genocídio da população brasileira durante
a pandemia.

Em contrapartida, no ano de 2022, várias das edições de OPP voltaram-se a festejar o centenário da fundação do PCB, o mais longevo operador político brasileiro. Neste mesmo ano o Jornal divulgou o programa político dos comunistas para as eleições presidenciais, a governos estaduais, ao Senado e à Câmara Federal, com matérias sobre a campanha da camarada Sofia Manzano à Presidência da República e dos candidatos e candidatas do Partido aos demais cargos em todo o país.

Hoje seguimos difundindo as análises do PCB sobre a conjuntura, a atuação de nossa militância junto aos movimentos populares, textos sobre economia política, formação teórica e de solidariedade aos povos ameaçados pelo imperialismo. Desta forma buscamos contribuir para a organização da luta contra o capitalismo e em prol do socialismo, como bem queria Lenin.

Há que ressaltar, nesta importante trajetória do nosso órgão de imprensa, a contribuição dos/as diversos/as camaradas que enviaram textos para a página nacional do Partido ou especificamente para O Poder Popular, daqueles e daquelas que foram responsáveis pela elaboração do projeto inicial ainda em 2014, aprovado em reunião do Comitê Central realizada em meados daquele ano. Queremos por fim manifestar nosso enorme apreço e também gratidão pelo belo trabalho desenvolvido pelo camarada Maurício Souza, autor das artes das capas e diagramador do jornal.

Longa vida ao Jornal O Poder Popular!

 

Acesse as edições de O Poder Popular (Drive em construção):

Confira