Manifesto ao Povo Panamenho

O Partido comunista do Panamá foi fundado em 04 de abril de 1930. Completa assim, 80 anos de seu nascimento. Longo caminho de luta revolucionária, incansável e contínua, complementado por seu legítimo sucessor e continuador, Partido do Povo, o Partido dos comunistas panamenhos.

Desde sua aparição seguiu o caminho aberto pelas geniais idéias científicas e sociais criadas por Marx, Engels e Lênin rumo ao socialismo e ao comunismo.

Este sucesso histórico foi a gênesis da formação do primeiro Partido político-ideológico no Panamá, comprometido com a causa anticapitalista e sua fase superior, o imperialismo, a partir das posições comunistas. Foi um fato que rompeu definitivamente com o Statu Quo da tradição político-ideológica reacionária, sua correspondente cultura política e o modo de pensar dominante, retrógrado e submisso ao caciquismo oligárquico e ao colonialismo.

Como conseqüência desse novo fator revolucionário em nosso meio, seguiram novos métodos e formas de busca de soluções e lutas das massas populares da cidade e do campo, das minorias indígenas e dos grupos segregados contra a descriminação social. Um discurso sobressalente em nossa luta foi a paz mundial, a solidariedade internacionalista revolucionária, assim como o internacionalismo proletário.

Todos esses novos combates infundidos nas filas dos trabalhadores influenciaram em setores importantes das classes médias e até de setores patrióticos minoritários da burguesia nacional. Desse ponto de vista, sua fundação foi o equivalente de uma revolução cultural política. Em conseqüência, a influência comunista foi defendendo de forma classista os desiguais interesses sociais, aprofundando-os revolucionariamente. A contradição anti-imperialista e antioligárquica, esta última nascida no poder burocrático tutelado e explorador direto dos trabalhadores, tornou-se o motor político, econômico e social que definiu a partir daí a luta sistemática, organizada e independente pelo progresso histórico de nosso país diante do conteúdo conservador e reacionário das forças dominantes. Nesta batalha empenhamos 80 anos de luta frontal contra o imperialismo ianque, contra a oligarquia e seus serventes pagos.

Na luta político-ideológica enfrentamos o revisionismo contemporizador, contra as posições oportunistas de direita e de esquerda, assim como enfrentamos também os vira-casacas e traidores dos interesses populares e patrióticos.

Nossa luta incansável, sem trégua em 80 anos, ganhou o ódio do imperialismo, a reação panamenha e de seus empregados, convertendo-nos no inimigo antagônico, o qual é preciso combater ao extremo. Por nossos princípios marxista-leninistas nos transformaram no inimigo a ser vencido em seus desígnios de continuar escravizando nossa pátria e pisoteando nosso povo trabalhador.

Por incompreensão, por subjetivismo, por egoísmo pequeno-burguês ou por desinformação sobre o inimigo frontal, nosso Partido foi também objeto de dardos venenosos para nos desacreditar, para nos caluniar ou para rivalizarmos, por nosso irredutível papel histórico revolucionário, por alguns setores da esquerda e oportunistas escondidos nas filas progressistas.

O caminho da luta prolongada, persistente, fiel à causa socialista, comunista, à libertação nacional e à justiça social que já dura 80 anos de contínuas batalhas e enfrentamentos político-ideológicos nos converteu em decano histórico dos lutadores panamenhos revolucionários pela democracia, pela libertação nacional e social e pela paz entre os povos e o internacionalismo proletário.

Todos esses valores acumulados pelo partido dos comunistas panamenhos, o Partido do Povo, estão à disposição de todas as forças sociais progressistas revolucionárias do Panamá. Estamos dispostos a caminhar juntos com todas aquelas forças que sob o impacto do desastre nacional que se aproxima, saiam para defender a nossa pátria e o povo panamenho, para a culminação de nossa libertação nacional e à libertação de nossa sociedade das garras dos exploradores selvagens e irracionais do capitalismo e do atraso.

Rumo à unidade pela Democracia Nacional e da Libertação Nacional…

Viva o Aniversário de 80 Anos da Fundação do partido Comunista do Panamá!

Viva o Partido do Povo!

Categoria