No ar a edição nº 04 do Jornal O Poder Popular
O PODER POPULAR, órgão informativo do Partido Comunista Brasileiro (PCB) chega à sua quarta edição, destacando, no Editorial, a análise do Comitê Central do PCB sobre a conjuntura de acirramento da crise capitalista e de aprofundamento dos ataques das classes dominantes aos direitos sociais e políticos dos trabalhadores, incluindo a contrarreforma política, que visa a restringir radicalmente de participação no jogo eleitoral partidos historicamente comprometidos com as lutas populares, como é o caso do PCB.
O tema reaparece na página 3, em artigo que descreve esta ofensiva geral contra salários, direitos e garantias dos trabalhadores.
Na página 4, balanço do VII Congresso da UJC atesta que os jovens comunistas avançam na construção de sua organização e na participação nas lutas da juventude brasileira. Na página seguinte, Aris Evangelidis, dirigente da Juventude do KKE, que compareceu ao Congresso da UJC, concede entrevista a OPP e afirma: “O movimento operário-popular precisa organizar seu contra-ataque”.
Nas páginas centrais desta edição, destacamos os 40 anos do massacre sofrido pelo PCB durante a ditadura e as consequências do ataque promovido pelos órgãos repressores a serviço da burguesia para o processo de transição à democracia burguesa. E anunciamos o início dos debates em torno das comemorações dos 100 anos da Revolução Russa.
Na sequência, balanço do Encontro Nacional da Unidade Classista aponta a necessidade de ampla unidade da classe trabalhadora para enfrentar os ataques do patronato e do governo. O Coletivo Gregório Bezerra divulga manifesto de apoio e solidariedade às lutas das comunidades indígenas.
Na página 10, contribuição para a formação política da militância revolucionária resgata a atuação de Álvaro Cunhal nas batalhas do povo português contra a ditadura salazarista e na construção do Partido Comunista Português. A página posterior relembra o histórico momento da vitória das forças soviéticas contra o fascismo, 70 anos atrás.
Fechando a edição, homenageamos a camarada Zuleide Faria de Melo, mulher que dedica sua vida à causa comunista.
Acesse a íntegra: