Imediata libertação de Mukhtar Al-Khatib, Secretário Geral do PC do Sudão!
Secretaria de Relações Internacionais do PCB
Nos últimos dias, grandes manifestações populares tomaram as principais cidades do Sudão, em protesto contra a elevação constante do custo de vida que vem ocorrendo no país. A resposta do governo tem sido extremamente violenta: no dia 16 de janeiro, entre muitas outras ações policiais, centenas de manifestantes reunidos em ato convocado pelo Partido Comunista do Sudão (PCS), nas cercanias do palácio presidencial, em Cartum, foram dispersados à força pela polícia. Na mesma noite, o secretário-geral do PCS, Mukhtar Al-Khatib, foi preso em sua casa por agentes da NISS, a agência de inteligência do Sudão.
O governo ditatorial de Omar al-Bashir vem aumentando as tarifas e, recentemente, transferiu para o setor privado as importações de cereais, impactando diretamente o preço do pão e de outros alimentos. A economia sudanesa segue em declínio. O governo é acusado de violações dos direitos humanos, detenções e assassinatos operados pelas forças repressivas do regime.
O Sudão vive conflitos armados entre o governo e grupos rebeldes em diferentes regiões do país há mais de uma década, tendo sido decretado, em dezembro último, o estado de emergência – com a suspensão de direitos constitucionais – em algumas delas. No plano externo, o país é aliado da Arábia Saudita na agressão ao Iêmen.
Esse quadro vem gerando desespero na população, que se mobiliza para o confronto contra o regime. O PCS atua com bravura, em conjunto com outras organizações de oposição, no enfrentamento a esse quadro. O Partido Comunista Brasileiro soma-se às inúmeras manifestações de repúdio ao governo de Omar al-Bashir e à repressão que vigora no Sudão, exige a imediata libertação do Secretário Geral do Partido Comunista do Sudão, Mukhtar Al-Khatib e propõe que todas as forças democráticas e de esquerda brasileiras se agreguem a essa luta.