EIPCO 2021: contribuição do Partido Comunista do Vietnã
DISCURSO DO CHEFE DA DELEGAÇÃO DO PARTIDO COMUNISTA DO VIETNÃ NA TELECONFERÊNCIA EXTRAORDINÁRIA DA REUNIÃO INTERNACIONAL DE PARTIDOS COMUNISTAS E OPERÁRIOS (EIPCO)
Caros camaradas,
Em nome do Partido Comunista do Vietnã, gostaria de estender minhas respeitosas saudações e solidariedade aos fraternos partidos comunistas e operários que participam da TeleConferência Extraordinária do Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários hoje. No contexto da complexa pandemia em curso, estou muito feliz em ver a presença de um grande número de camaradas na Conferência.
Apreciamos e agradecemos os esforços do Partido Comunista da Grécia e do Partido Comunista da Turquia em co-sediar esta Conferência Extraordinária em uma plataforma online enquanto as condições ainda não permitiam a realização da Reunião pessoalmente. Após um ano de interrupção, esta é uma ação muito necessária, que contribui para a manutenção do movimento, aumentando a troca de informações e coordenando a ação e a cooperação entre os partidos comunistas e operários.
Camaradas,
A situação mundial atual está mudando rapidamente, de forma complexa e imprevisível, com muitos desafios potenciais. Embora a paz, a independência nacional, a democracia e o desenvolvimento ainda sejam tendências importantes, elas enfrentam muitos obstáculos. Para ser mais específico, são ferozes competições estratégicas por poder e interesses entre grandes potências, com riscos potenciais de conflitos, corridas armamentistas, atividades de intervenção e subversão. Além disso, contradições e conflitos locais estão ocorrendo sob a forma de eventos mais complicados e drásticos. O nacionalismo extremo, as políticas de grande poder e o pragmatismo nas relações internacionais têm aumentado, apresentando muitos desafios, especialmente para os países menores.
A região da Ásia-Pacífico, incluindo nossa região do Sudeste Asiático, é atualmente uma das regiões em desenvolvimento mais dinâmicas. A Comunidade ASEAN alcançou numerosos resultados significativos na promoção de vínculos intrabloco e com parceiros internacionais, expandindo a cooperação entre os países membros em muitos campos. Ao mesmo tempo, o Sudeste Asiático, com sua posição estratégica cada vez mais importante, tornou-se um ponto focal de intensa competição entre as grandes potências. As disputas soberanas sobre fronteiras, mar e ilhas na região e no mundo são cada vez mais complicadas, afetando negativamente a segurança e o ambiente de desenvolvimento.
A pandemia da Covid-19 não gerou apenas uma crise de saúde que ceifa milhões de vidas, mas também um sério desafio econômico, que afetou profundamente todos os aspectos da vida. A economia mundial, que já se encontrava em dificuldades, está ainda mais deprimida, o que torna extremamente difícil garantir a segurança social dos cidadãos, enquanto o fosso entre ricos e pobres e a desigualdade social se agravam cada vez mais. Esses desenvolvimentos revelaram e exageraram os riscos potenciais para o ambiente econômico, político e de segurança internacional.
Camaradas,
No início de 2021, o Partido Comunista do Vietnã organizou com sucesso seu 13º Congresso Nacional. Estamos muito contentes e gostaríamos de expressar nossa gratidão pelos parabéns e incentivos enviados ao Congresso. Este congresso reveste-se de um significado especial, revendo não só a implementação da Resolução do 12º Congresso Nacional do Partido, mas também 35 anos de implementação da causa da Renovação, 30 anos de implementação da Plataforma da Construção Nacional e traçando orientações de desenvolvimento nos próximos anos.
Durante os 35 anos de renovação, a economia do Vietnã experimentou um crescimento contínuo de cerca de 7% ao ano, em média. O PIB aumentou 12 vezes, atingindo 343 bilhões de dólares em 2020, classificando-se entre as 40 maiores economias do mundo. A taxa de pobreza diminuiu de 58% em 1993 para 2,75% em 2020, tornando o Vietnã um dos primeiros países a atingir antecipadamente a meta das Metas de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas para a redução da pobreza. Essas conquistas podem ser atribuídas ao processo de empenho e esforços persistentes de todo o Partido e de todos os vietnamitas, a linha de renovação correta e consistente, a aplicação criativa do marxismo-leninismo e do pensamento de Ho Chi Minh, a sensibilidade, criatividade e aderência à visão de que o desenvolvimento sócio-econômico é a tarefa central, na qual as pessoas são colocadas no centro de sua estratégia.
Colocando em prática os resultados alcançados, no espírito de um forte despertar do patriotismo e da autossuficiência nacional, o XIII Congresso estabeleceu uma direção para continuar a promover a causa da Renovação de forma holística e sincrônica, para aumentar consistentemente o potencial do país em todos os aspectos, e levar o país a se desenvolver de forma rápida e sustentável.
Definimos as seguintes metas específicas.
– Em 2025, que marca o 50º aniversário da libertação total do Sul e da reunificação do país: tornar o país desenvolvido com uma indústria caminhando para a modernidade e tendo ultrapassado o nível de renda média baixa.
– Até 2030, após a celebração do centenário do Partido: tornar o país desenvolvido com uma indústria moderna e um nível de renda média alta.
– Em 2045, que marca o centenário da República Democrática do Vietnã, agora República Socialista do Vietnã: tornar um país desenvolvido com um status de alta renda.
Para alcançar os objetivos acima, nosso Partido determinou que é necessário compreender profundamente, na consciência e na prática, uma série de pontos de vista:
(I) A visão consistente de princípios é: “Ser constante e criativo na aplicação e desenvolvimento do Marxismo-Leninismo e do Pensamento Ho Chi Minh, ser constante nos objetivos da independência nacional e do socialismo; ser firme na linha de renovação do Partido; e ser constante nos princípios de construção do Partido para construir e defender com firmeza a pátria socialista vietnamita”.
(II) Reconhecendo plenamente que a liderança do Partido é o fator decisivo para a vitória da causa revolucionária do Vietnã e para o sucesso da causa da construção e defesa de nossa nação, atribuímos importância especial à construção do Partido, que é identificada como a tarefa “chave”.
(III) Identificando as forças motrizes para o desenvolvimento é o sentido extraordinário do patriotismo, a força de vontade da autossuficiência nacional, a força da unidade de todas as nações e a aspiração sincera pela prosperidade e bem-estar do país, estabelecemos a tarefa de “Combinando a força da nação com a da época; defender a força de vontade de independência, autonomia, integração internacional pró-ativa e ativa, e melhorar a eficiência da cooperação internacional, e maximizar os recursos internos na solicitação de recursos externos, sendo os recursos endógenos, em particular os humanos, os mais importantes”.
Camaradas,
O Partido Comunista do Vietnã defende a implementação consistente da linha de política externa de independência, autossuficiência, paz, amizade, cooperação e desenvolvimento, multilateralização e diversificação das relações externas. O Vietnã é um amigo, um parceiro de confiança e um membro ativo e responsável da comunidade internacional. O Partido Comunista do Vietnã sempre promoveu o internacionalismo puro e nobre, esforçando-se por fazer contribuições significativas para a construção da solidariedade entre os partidos comunistas e operários, preservando e consolidando a solidariedade no movimento. Hoje, mais uma vez expressamos nosso apoio consistente às lutas justas dos povos do mundo e apelamos a uma maior solidariedade internacional entre os partidos comunistas e operários e entre as forças democráticas, amantes da paz e progressistas no mundo. Quanto mais difícil for a situação, mais devemos ajudar, nos unir e trabalhar juntos para esclarecer a superioridade do socialismo.
Nesta ocasião, mais uma vez o Partido Comunista do Vietnã gostaria de agradecer a solidariedade, o apoio e a valiosa ajuda da classe trabalhadora, das forças comunistas e do povo progressista de todo o mundo na luta do Vietnã pela independência nacional e unificação no passado, bem como na atual construção e defesa da Pátria do Partido Comunista do Vietnã e seu povo.
A causa da renovação do Vietnã está entrando em um estágio importante. Acreditamos que, sob a liderança correta do Partido Comunista do Vietnã, com a ajuda e solidariedade das forças comunistas e operárias e amigos internacionais, a aspiração por um Vietnã próspero, feliz e de orientação socialista logo se tornará realidade.
Desejo um grande sucesso à nossa TeleConferência!
Obrigado camaradas!
texto original: http://www.solidnet.org/article/Extraordinary-TeleConference-of-the-IMCWP-Contribution-of-CP-of-Vietnam/
Tradução: Lucas Prestes, membro do Comitê Central do PCB