PCB aprofunda relações com o Vietnã

Por Milton Pinheiro, membro do Comitê Central do PCB

Na sexta-feira, dia 11 de outubro, o Partido Comunista Brasileiro, representado pela camarada Sofia Manzano (Secretária de Relações Internacionais do Comitê Central do PCB), foi recebida na embaixada do Vietnã para uma agenda com o embaixador desse país, Bui Van Nghi. Nessa oportunidade ocorreu uma importante reunião bilateral para aprofundar relações entre o PCB e o PC do Vietnã, bem como desenvolver esforços de intercâmbio entre os dois países e povos.

Foi uma tarde muito produtiva, momento em que foi analisada a conjuntura brasileira e vietnamita. O embaixador informou sobre os esforços do povo e do governo de seu país para avançar na perspectiva do socialismo, assim como foi caracterizada a grande transformação que ocorreu no Vietnã a partir de 1986.

O embaixador Bui Van Nghi justificou o interesse que o PC do Vietnã tem em estreitar relações com o PCB. Com essa bilateral, abriram-se espaços para intercâmbios políticos e acadêmicos (núcleos de pesquisa e estudos do campo marxista). Existe um grande interesse em divulgar a língua portuguesa no Vietnã, visando a construção de um canal de interlocução e divulgação sobre a revolução vietnamita e o Vietnã hoje.

No período de 15 a 17 de novembro uma delegação da embaixada do Vietnã estará no Rio de Janeiro para realizar um conjunto de homenagens a Ho Chi Minh, quando então ocorrerá uma nova reunião bilateral do PCB com os representantes do PC do Vietnã e diplomatas para aprofundar essas relações. A delegação do PCB terá à frente os camaradas Sofia Manzano e Edmilson Costa (Secretário Geral do PCB), que receberão a delegação do Vietnã na nossa sede nacional.

Viva o internacionalismo proletário!