Não à privatização da Saúde Pública! Lutar não é crime!

Comitê Regional do PCB RJ

O PCB RJ vem a público denunciar mais uma ação violenta dos órgãos de repressão do Estado, a mando do Governo Federal e do Ministério da Saúde e com a anuência do Governo Estadual!

Na manhã do dia 19 de outubro, sábado, a tropa de choque invadiu o Hospital Federal de Bonsucesso, agrediu e jogou gás de pimenta em servidores contrários ao desmonte do hospital e prendeu de forma arbitrária e truculenta uma dirigente sindical.

Mais uma vez, o Governo Lula-Alckmin e a ministra da saúde Nísia Trindade dão as costas ao SUS e à saúde pública, cortando o orçamento dos hospitais federais, não reajustando os salários dos servidores e não promovendo concursos públicos.

O Governo Federal e o Ministério da Saúde querem fatiar e privatizar a Rede Federal de Hospitais do MS no Rio de Janeiro, responsável pelo atendimento de média e alta complexidade no SUS, cujos serviços são muito atrativos às empresas que querem lucrar com a vida das pessoas.

O primeiro dos seis hospitais federais a ser desmontado foi o Hospital Federal do Andaraí, entregue para a Prefeitura do Rio, que irá privatizar a gestão por meio de uma OS – Organização Social.

Já o Hospital Federal de Bonsucesso será gerido pelo Grupo Hospitalar Conceição, sediado no Rio Grande do Sul, uma empresa pública de direito privado vinculada ao Ministério da Saúde, que está terceirizando a gestão do hospital.

As empresas privadas têm uma grande participação no SUS e são responsáveis por serviços de péssima qualidade e de precarização dos trabalhadores e das trabalhadoras da saúde, de falta de medicação e de insumos básicos de atendimento à população, como ficou comprovado, recentemente, no caso de empresa privada que realizava exames de triagem de doadores para transplante, que acabou por infectar várias pessoas com o HIV.

A solução é a estatização completa de todo o sistema SUS, sob controle popular, seja do atendimento primário ao de alta complexidade, seja nas consultas e nos exames laboratoriais.

Não ao fatiamento dos hospitais federais!
Por um SUS 100% estatal!
Saúde não é mercadoria!
Pelo Poder Popular!

Comissão Política Regional do PCB RJ