A juventude quer um futuro

Clara Ledesma (République dominicaine), Universo con Luna Roja, 1971.

Vijay Prashad

Caros amigos

Saúdo-vos a partir das instalações do Instituto Tricontinental de Investigação Social.

Nos últimos dois anos, os jovens têm saído às ruas nos quatro cantos do mundo. Do Quênia ao Nepal, da Indonésia às Filipinas, de Madagáscar ao Marrocos, passando pelo Peru, estão se revoltando e se mobilizando. Os jornalistas referem-se frequentemente a estas revoltas como sendo da «Geração Z», como se se tratasse de um segmento de mercado. A expressão remete para a juventude dos manifestantes, para a sua familiaridade com as plataformas digitais e para a sua impaciência em relação às instituições políticas estabelecidas. No entanto, ela oculta mais do que esclarece a realidade política da nossa época.

Uma geração não é uma classe: nem todos os jovens partilham a mesma experiência socioeconômica. Além disso, cada uma destas revoltas insere-se numa história que lhe é própria. Assim, no Quênia, as manifestações de junho de 2024 foram desencadeadas por um projeto de lei orçamentário que pretendia fazer recair o peso da dívida e da austeridade sobre os trabalhadores, enquanto no Nepal foi a corrupção e a ostentação das elites políticas que acenderam o rastilho em setembro de 2025 e desencadearam um movimento que se intensificou quando o governo tentou restringir o acesso às redes sociais. No Marrocos, no final do mesmo mês, os jovens manifestam-se contra a degradação dos serviços públicos de saúde e educação, enquanto somas colossais são destinadas aos preparativos para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2030. Em Madagáscar, ainda em setembro, eclodiram manifestações devido às dificuldades de acesso à água e à eletricidade. No Peru, em setembro e outubro de 2025, os protestos visavam simultaneamente o poder político degenerado, o crime organizado e um sistema de pensões que retira dinheiro dos jovens sem lhes garantir a mínima segurança. Estas revoltas não são idênticas, mas expressam um mesmo sentimento: há dinheiro para os estádios, mas não para os hospitais; para os credores estrangeiros, mas não para dar trabalho aos jovens; para a polícia, mas não para as escolas.

A corrupção é a palavra mais frequentemente invocada. Mas por trás dela esconde-se uma ordem social que sacrifica o futuro.

Um símbolo singular surge em vários destes movimentos: a bandeira pirata do mangá japonês «One Piece». Este conta a história de um grupo de jovens que parte para o mar em busca de um tesouro apropriado pelos poderosos e enfrenta um governo mundial que se autoproclama legítimo, embora recorra à violência. Por si só, esta bandeira não veicula qualquer programa político. Expressa, antes, um sentimento: a ordem estabelecida se assenta numa mentira e é preciso, agora, aventurar-se por novos caminhos que vão além dela. Como se os jovens dissessem: «Partamos em busca de um futuro menos desesperante do que o presente!»

O novo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), «Tendências Globais do Emprego Juvenil 2026: Regresso ao Futuro», revela as razões materiais desta revolta. Depois de ter caído em 2023 para o seu nível mais baixo dos últimos 20 anos, a taxa de desemprego entre os 15 e os 24 anos voltou a subir para 12,4 % em 2025. Por outras palavras, 67 milhões de jovens procuram ativamente trabalho sem o encontrar. Entre 2023 e 2025, o desemprego juvenil aumentou em oito das onze sub-regiões do mundo.

No entanto, a taxa de desemprego dá apenas uma imagem parcial da realidade, uma vez que deixa de fora aqueles e aquelas que desistiram de procurar emprego. É por isso que a categoria mais reveladora é a dos NEET, ou seja, os jovens que não estão «nem a trabalhar, nem a estudar, nem em formação». Em 2025, mais de 257 milhões de jovens — ou seja, um em cada cinco — encontravam-se nesta situação, o que representa mais nove milhões do que em 2023.

Por trás desta sigla fria escondem-se vidas em suspenso. Um jovem termina os estudos, procura emprego durante meses e acaba por perceber que não há vagas disponíveis. Desiste então da procura, resigna-se a voltar a viver numa casa familiar superlotada e adia o momento de casar, de constituir família ou, simplesmente, de levar uma vida independente. O tempo passa, mas a vida não avança.

Este fardo é fortemente marcado pelo gênero. Mais de dois terços dos jovens NEET são mulheres. Entre as jovens, a taxa de NEET atinge os 27,4 %, ou seja, mais do dobro dos 13,1 % observados entre os jovens do sexo masculino. Esta disparidade não se explica pela falta de formação, mas sim pelo peso das tarefas domésticas não remuneradas, pela discriminação e pela escassez de empregos dignos, que as excluem da vida económica.

Nos Estados árabes e do Norte da África, cerca de um terço dos jovens enquadra-se na categoria dos NEET. Na África Subsaariana, a taxa oficial de desemprego juvenil parece mais baixa, situando-se nos 8,4 %. No entanto, este número reflete menos uma abundância de empregos do que o peso de uma economia informal ditada pela pobreza. Para sobreviver, os jovens têm de aceitar qualquer atividade informal ou criar seus próprios meios para ganhar a vida. Nos países de rendimento baixo e de rendimento médio-baixo, quase nove em cada dez jovens trabalhadores trabalham no setor informal, sem se beneficiarem de proteção social e profissional.

Muitos, no entanto, ouviram dizer que a educação era a escada para sair da precariedade. Endividam-se, estudam, adquirem qualificações e, por vezes, emigram, para acabarem por se deparar com o que a OIT descreve como o «encolhimento» dos empregos de qualificação média. Os empregadores exigem experiência por parte daqueles que procuram o seu primeiro emprego, enquanto a inteligência artificial ameaça uma parte dos primeiros degraus da carreira que permitiam adquirir essa experiência. A educação suscita expectativas, mas a economia não consegue satisfazê-las.

A desilusão dos jovens não poderia ter sido reduzida a uma simples crise de saúde mental, como se esta estivesse desligada da economia política. Um inquérito realizado em 2025 pela UNICEF junto de mais de 5.600 jovens revelou que seis em cada dez se sentiam submergidos pela atualidade, enquanto apenas um em cada dois sabia onde encontrar ajuda em matéria de saúde mental. No entanto, 60 % deles afirmam ainda manter a esperança e querer contribuir para construir um futuro melhor.

A Organização Mundial de Saúde indica que uma em cada seis pessoas no mundo sofre de solidão, sendo que esta taxa ascende a 17-21 % entre os 13 e os 29 anos. Contrariamente a uma ideia generalizada, é nos países de baixos rendimentos que a solidão é mais comum. Não está apenas associada à depressão e à ansiedade: está também ligada a rendimentos baixos, a infraestruturas públicas insuficientes e à exclusão da educação e do emprego.

A solidão não é simplesmente a ausência de companhia. É o sentimento de não ser útil à sociedade. Os jovens estão certamente ligados a milhares de pessoas graças aos seus smartphones, mas desligados das instituições que permitem levar uma vida digna: o local de trabalho, o sindicato, a associação de bairro, o centro cultural ou a organização política. O mercado oferece comunicação sem comunidade, visibilidade sem autonomia de ação.

A esta solidão junta-se um clima geral de incerteza. Até mesmo as instituições que se expressam na linguagem do capital constatam esta instabilidade. O Índice Mundial de Incerteza (World Uncertainty Index) registra as ocorrências do termo «incerteza» nos relatórios nacionais publicados pela Economist Intelligence Unit, um serviço de investigação utilizado por empresas, instituições financeiras e governos. Os seus picos coincidem com guerras, crises financeiras, pandemias, rupturas políticas e conflitos comerciais — tantas crises que tornam a vida cotidiana precária para milhões de pessoas.

Mas a incerteza medida pelo capital não é a mesma que a classe trabalhadora vive. Para os financiadores, a incerteza significa que um investimento corre o risco de perder valor. Para um jovem trabalhador, significa não saber se ainda terá trabalho no mês que vem, se conseguirá pagar a renda, se terá o que comer, ou se a guerra ou as alterações climáticas virão destruir a sua habitação. As classes dirigentes medem, assim, uma incerteza que elas próprias geram.

As revoltas da chamada «Geração Z» marcam a entrada na cena política de uma geração cujo futuro foi comprometido. Esta revolta ainda não constitui um projeto político organizado. A cólera espontânea pode abrir caminho à solidariedade e à reconstrução socialista; pode também ser desviada para o cinismo, o chauvinismo ou a extrema-direita. A questão decisiva é saber se organizações duradouras conseguirão transformar a solidão do ecrã numa comunidade de luta.

Estas revoltas contaram com a participação de vários poetas e artistas: Hamza Raid e El Mahdi Lyoubi no Marrocos, Eduardo Ruiz Sáenz no Peru — morto pela polícia durante as manifestações de 2025 — ou ainda Javan the Poet no Quênia. O poema de Javan de 2019, «Killer Breed» (Raça assassina), retrata a determinação da juventude. Escrito em sheng, a língua vernácula das cidades quenianas que mistura o suaíli, o inglês e outras línguas do país, evoca a violência infligida aos jovens rebeldes por um Estado recalcitrante e corrosivo:

Cidadãos sem lei, sem amor,
Os Land Cruisers transformaram-se em carros funerários
Transportando sacos mortuários para terrenos florestais repletos de partes de corpos
Se as pessoas são animais
Pelas esquadras de morte
Que disparam e enfiam balas nas gargantas
E depois são aplaudidos pelos meios de comunicação
Não há luz
Porque a saída do túnel está fechada
Não há mudança
Porque o coração da juventude parou
Não há justiça
Porque os processos estão suspensos há anos
Queres ver a minha identificação?
Se apresentares o número do crachá de testemunha ocular
Na cena do crime, a identidade é revelada abertamente
Isso significa que não há um sistema justo
É escuridão, não há luz
Não são as armas, mas as nossas vozes que desafiarão o teu poder.
Juu Tu e Tu e Tu e Tu
Não sois agentes da lei
Sois uma raça de assassinos
Sois uma raça de assassinos
Sois uma raça de assassinos
Cidadãos e lei: entre eles, não há amor

Com amizade,
Vijay

Fonte: https://materialistes.fr/article/la-jeunesse-veut-un-avenir-la-39e-newsletter-2026