Gaza e Cuba: a geopolítica da barbárie

Ilustração: Batou Chamas (Al Mayadeen)

Pedro Monzón Barata – Ex-embaixador cubano e cônsul-geral em São Paulo; pesquisador do Centro de Pesquisa de Políticas Internacionais

Fonte: Al Mayadeen

I. A geopolítica da barbárie na pré-história
Há gestos na história que transcendem a anedota diplomática para se inscreverem no épico dos povos. Um deles, talvez entre os mais eloquentes, ocorreu em setembro de 2014, quando centenas de palestinos marcharam pelas ruas de Gaza acenando com fotografias de Fidel Castro ao lado das de Hugo Chávez e Nicolás Maduro. Não foi um ato de propaganda estrangeira; foi o reconhecimento popular de uma solidariedade que não conhecia fronteiras ou cálculos geopolíticos. Naquele momento, a Faixa de Gaza e a Ilha de Cuba se encontraram em um avião além da geografia, no reino da história compartilhada: a história dos povos que foram despossuídos, sitiados e atacados e que, no entanto, resistem.

Fidel Castro, um aguçado leitor da obra de Karl Marx, costumava recordar que a humanidade, apesar de seus avanços tecnológicos, ainda não emergiu da pré-história. Para Marx, a verdadeira história da humanidade começaria com o fim da exploração do homem pelo homem; antes disso, tudo é pré-história, um longo e sangrento prólogo de barbárie, guerras e desapropriação. Fidel assumiu essa categoria e a fez sua, aplicando-a aos perigos nucleares, ao fascismo ressurgente e, acima de tudo, ao sofrimento dos povos oprimidos. Em 2010, ele escreveu: “Estamos vivendo um momento excepcional na história da humanidade … que Karl Marx descreveu brilhantemente como pré-história”.

A identificação entre Cuba e a Palestina não é recente, nem uma concessão ao politicamente correto da esquerda internacional. É um princípio fundador da Revolução Cubana, uma ética de solidariedade que Fidel Castro elevou à categoria de doutrina e que seus sucessores mantiveram como um pilar imóvel da política externa da ilha. Como o presidente Miguel Díaz-Canel reiterou, é uma “posição irremovível da Revolução, impulsionada por seu líder Fidel”.

O título deste artigo não é retórico. Propõe que, enquanto houver povos submetidos a genocídio, enquanto a comunidade internacional olhar com indiferença para a aniquilação de toda uma população, enquanto o direito internacional for violado impunemente com o apoio dos poderes hegemônicos, a humanidade não terá saído de sua pré-história. Não terá atingido aquele estágio de civilização em que a vida, a dignidade e a justiça são verdadeiramente protegidas como valores universais. A solidariedade de Cuba com Gaza é, neste quadro, uma tentativa consciente de acelerar a transição da pré-história para a história.

II. Paralelismo histórico forjado na prova de fogo do anti-imperialismo
Para entender a raiz da solidariedade cubana com a Palestina, é necessário voltar às próprias origens da Revolução Cubana e à visão de mundo que a inspirou. Desde o triunfo de 1959, Cuba concebeu-se não como uma ilha isolada, mas como um elo de uma cadeia global de lutas anticoloniais e anti-imperialistas. A experiência de dominação dos EUA, a Emenda Platt, a ocupação militar, o controle econômico e político estrangeiro forjaram na liderança revolucionária uma sensibilidade particular em relação a outros povos que sofrem formas análogas de opressão.

Fidel Castro traçou esse paralelismo de forma explícita e recorrente. Ele viu na luta do mundo árabe contra o imperialismo o mesmo caráter que a luta de Cuba contra a hegemonia dos EUA: ambas foram guerras de libertação nacional contra um poder opressivo. Esta visão não foi um mero exercício formal; foi a base de uma política externa que colocou a solidariedade internacionalista no centro de sua ação.

A posição de Cuba sobre a questão palestina tem raízes antes mesmo do triunfo da Revolução. Em novembro de 1947, quando a Assembleia Geral das Nações Unidas debateu o Plano de Partição para a Palestina que daria origem ao “Estado de Israel”, Cuba foi um dos treze países que votaram contra. O prestigioso médico Ernesto Dihigo, o representante cubano, argumentou então que a Declaração de Balfour “carece completamente de valor legal, uma vez que o Governo britânico ofereceu nele algo que não tinha o direito de dispor, porque não era sua”. Essa posição, que denunciou a violação do direito internacional e a desapropriação de um povo, antecipou por mais de uma década a linha em que a Revolução Cubana faria a sua.

Quando a Revolução chegou no poder, Fidel articulou essa visão com clareza cristalina em seu discurso perante a Assembleia Geral da ONU em 12 de outubro de 1979, em sua qualidade de presidente de Cuba e do Movimento dos Não-Alinhados. Lá, ele declarou: “Para os países não alinhados, a questão da Palestina é o núcleo do problema do Oriente Médio. Ambos formam um todo integral, que não pode ser resolvido separadamente. E acrescentou: “A base de uma paz justa na região começa com a retirada total e incondicional de Israel de todos os territórios árabes ocupados, e implica para o povo palestino o retorno de todos os seus territórios ocupados e a recuperação de seus direitos nacionais inalienáveis, incluindo o direito de retorno à sua pátria, à autodeterminação e ao estabelecimento de um Estado independente na Palestina”.

Não foi uma postura oportunista ou um cálculo tático. Como o próprio Fidel declarou, os revolucionários “dão-se totalmente a uma causa, às suas ideias, aos seus nobres objetivos, sem esperar nada em troca”. A causa palestina foi, desde o início da Revolução triunfante, “uma causa de Fidel e de Cuba”. Não foi um cálculo geopolítico, mas uma convicção ética que viu na luta do povo palestino a mesma justiça que animou a luta do povo cubano.

III. Genocídio, fascismo e pré-história
Fidel Castro foi um dos primeiros líderes mundiais a descrever a situação em Gaza e os territórios ocupados como “genocídio”. Sua intervenção perante a Assembleia Geral da ONU em 1979 não foi apenas um momento histórico para o seu conteúdo, mas também para a sua audácia e clareza. Em um contexto em que o Holocausto nazista ainda era uma ferida aberta na consciência da humanidade, Castro fez uma comparação que, para muitos, era perturbadora:

“Repudiamos com toda a nossa força a perseguição implacável e o genocídio que o nazismo desencadeou em seu tempo contra o povo hebreu. Mas não me lembro de nada mais semelhante em nossa história contemporânea do que o despejo, perseguição e genocídio que o imperialismo e o sionismo estão realizando hoje contra o povo palestino.

Fidel descreveu os palestinos como um povo “despojado de suas terras, expulso de sua própria pátria, espalhado pelo mundo, perseguido e assassinado”, e elevou-os como “o símbolo vivo do maior crime de nossa época”. Esta declaração, que ressoou com força nos corredores da ONU, foi recebida com indignação pela delegação israelense, que considerou uma grave violação de todas as normas de conduta aceitas e uma comparação obscena. O tempo provou que o líder cubano estava certo: o que para alguns parecia uma hipérbole retórica é hoje uma descrição quase literal da realidade que Gaza vive.

As estatísticas do horror falam por si mesmas. Desde 7 de outubro de 2023, o genocídio em Gaza deixou mais de 73.000 palestinos mortos, a maioria mulheres e crianças, e mais de 174.000 feridos. Mais de 21.500 crianças perderam a vida devido a ataques israelenses. A destruição é quase total: cerca de 90% da infraestrutura civil de Gaza foi arrasada, e as Nações Unidas estimam que a reconstrução custará cerca de 70 bilhões de dólares. A desapropriação, o cerco e a fome tornaram-se a realidade diária de uma população presa entre o mar e o poderio militar.

Mas Fidel não se limitou à denúncia moral. Ele identificou precisamente os mecanismos geopolíticos que perpetuaram o conflito, apontando para os Estados Unidos como o principal obstáculo para uma paz justa e duradoura. Ele perguntou retoricamente: “Pode alguém se surpreender que a Conferência do Movimento dos Não-Alinhados tenha sido forçada, por razões que surgem não de qualquer preconceito político, mas da análise objetiva dos fatos, a apontar que a política dos EUA desempenha um papel fundamental na prevenção do estabelecimento de uma paz justa e completa na região, alinhando-se com Israel, apoiando-a e trabalhando para obter soluções parciais favoráveis aos objetivos sionistas?”

Esta denúncia não foi um acontecimento isolado. Ao longo dos anos, Fidel manteve vigilância constante sobre a situação palestina. Na Conferência Mundial contra o Racismo em Durban, África do Sul, em 2001, eu pessoalmente pude ouvir sua denúncia enérgica de como o genocídio do povo palestino estava ocorrendo “antes dos olhos atônitos do mundo”. Em 2014, já aposentado, ele escreveu uma coluna no jornal Granma intitulada “O Holocausto palestino em Gaza”, onde condenou o “genocídio macabro” e advertiu que “uma nova e repugnante forma de fascismo está surgindo com força notável”. Nesse texto, ele perguntou: “Por que o governo daquele país acredita que o mundo será insensível a esse genocídio macabro cometido hoje contra o povo palestino?”

Aqui o conceito de pré-história adquire sua dimensão mais grosseira. Para Fidel, o fascismo, o genocídio e a guerra não são anomalias ou excessos isolados; são a expressão natural de uma humanidade que ainda não superou as lógicas de exploração e dominação. Em 2010, refletindo sobre os perigos que ameaçam a espécie, ele escreveu que vivemos “na pré-história” e que o desafio é “deixá-la para trás”. E em 2015, em uma de suas últimas reflexões públicas, ele ligou explicitamente a luta contra o fascismo, que para ele tinha um rosto contemporâneo na agressão sionista, com a necessidade de a humanidade abandonar essa etapa da barbárie: “Os 27 milhões de soviéticos que morreram na Grande Guerra Patriótica, ele escreveu, não o fizeram apenas para o socialismo, mas para o direito de emergir da pré-história”.

Sob essa perspectiva, o genocídio em Gaza não é apenas mais um conflito regional; é um sintoma de que a humanidade permanece ancorada na pré-história. É a prova viva de que a civilização, entendida como respeito pela vida e pela dignidade humana, continua a ser uma promessa não cumprida. E a solidariedade de Cuba com a Palestina não é um gesto sentimental, mas uma contribuição prática para essa tarefa: empurrar a espécie humana para fora de sua pré-história.

IV. Solidariedade ativa e tangível
A solidariedade de Fidel Castro e de Cuba com a causa palestina não foi puramente retórica. Traduziu-se em ações concretas e sustentadas ao longo do tempo, que vão desde o reconhecimento diplomático até a formação profissional e o acolhimento de refugiados. Esta dimensão prática distingue a solidariedade cubana da mera declaração de princípios.

Reconhecimento diplomático, ruptura com ‘Israel’ e relações com a OLP
Cuba foi um dos primeiros países a reconhecer a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) quando foi fundada em 1964. Em setembro de 1973, durante a Cúpula Não-Alinhada em Argel, Fidel Castro anunciou a ruptura unilateral das relações diplomáticas com Israel. No mês seguinte, a Guerra do Yom Kippur estourou, e Cuba enviou conselheiros militares para a Síria. A decisão de romper com “Israel”, que fez de Cuba um dos primeiros países a tomar essa medida, consolidou seu alinhamento com a causa palestina e a colocou do lado dos países árabes no conflito do Oriente Médio.

A relação com a OLP foi consolidada em novembro de 1974, quando Yasser Arafat visitou Cuba pela primeira vez. Ele foi recebido no Aeroporto José Martí com honras de um chefe de Estado, mesmo que a Palestina ainda não fosse oficialmente reconhecida como um Estado. Arafat foi condecorado com a Ordem Nacional de Playa Girón, uma das mais altas distinções de Cuba, reservada para aqueles que “se destacaram na luta contra o imperialismo, o colonialismo e o neocolonialismo”.

Essa visita consolidou a relação oficial palestina com Cuba e levou à abertura do primeiro escritório da OLP em Havana. Cuba elevou o status dessa representação ao nível da embaixada em 12 de junho de 1982. Posteriormente, em 16 de novembro de 1988, um dia após a proclamação oficial do Estado da Palestina, Cuba imediatamente o reconheceu. Arafat visitou a ilha em oito ocasiões, pessoalmente convidado por Castro. Em uma de suas cartas ao Comandante-em-Chefe, Arafat expressou: “Foi com profunda emoção que vimos ontem nas agências de notícias internacionais a imagem de Vossa Excelência com a bandeira palestina em seus ombros, liderando uma demonstração popular de solidariedade com a luta de nosso povo heróico”.

Formação de quadros e bolsas educativas
Uma das formas mais significativas de solidariedade foi a formação de quadros palestinos em Cuba. A Ilha treinou membros da OLP e concedeu milhares de bolsas de estudo a jovens palestinos para prosseguir o ensino superior na ilha. Essa cooperação educacional remonta a 1982, quando, sabendo que milhares de crianças palestinas ficaram órfãs em outra guerra iniciada por “Israel”, Fidel Castro comunicou a Arafat a decisão de receber 500 delas para estudar em Cuba.

Esta tradição de solidariedade continuou até hoje. Em setembro de 2024, o governo cubano ofereceu 200 bolsas de estudo para jovens palestinos para concluir estudos de graduação e pós-graduação na ilha nos próximos cinco anos. Atualmente, cerca de 240 palestinos estão estudando medicina em Cuba. Recentemente, a Universidade de Ciências Médicas de Havana formou 53 médicos palestinos, juntamente com outros profissionais de 73 nacionalidades. O Presidente Miguel Díaz-Canel reuniu-se com estes jovens, reafirmando o compromisso da ilha com a sua formação.

A Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM), fundada por Fidel Castro, tem sido um instrumento fundamental dessa solidariedade. Lá, médicos de todo o mundo foram treinados, incluindo numerosos palestinos, que retornaram à sua terra para cuidar de seus compatriotas, vítimas de repressão e cerco. Como demonstrado pela trajetória de estudantes como Jenen Alzwarah, uma jovem palestina que conseguiu deixar Gaza graças a uma bolsa de estudos para estudar Medicina em Cuba, essas oportunidades representam não apenas a formação profissional, mas uma tábua de salvação em meio à tragédia.

Solidariedade sem contrapartida
Para Fidel Castro, o apoio à causa palestina não foi uma concessão tática ou um ato de propaganda, mas um princípio fundamental da Revolução Cubana. Este princípio foi baseado na convicção de que os revolucionários devem apoiar causas justas sem esperar nada material em troca. Castro formulou claramente esta ideia quando se refere ao apoio cubano a Angola, mas o princípio era aplicável a todas as lutas de libertação, incluindo a palestina.

Esta ética da solidariedade constitui um pilar da política externa cubana. Após a escalada do conflito em Gaza em outubro de 2023, o governo cubano reafirmou sua “posição imóvel da Revolução, impulsionada por seu líder Fidel”. O presidente Miguel Díaz-Canel recordou repetidamente as palavras de Fidel sobre a Palestina, sublinhando a sua validade face ao “massacre cometido pelo exército sionista em Gaza”. No Dia da Terra Palestina, Díaz-Canel citou o líder da Revolução Cubana: “Nunca a causa palestina pareceu mais justa do que em contraste com a brutalidade repulsiva de seus adversários”.

Essa postura não tem variado com o passar do tempo ou com a mudança na liderança cubana. É parte de um legado que transcende Fidel Castro e se tornou um elemento constitutivo da identidade revolucionária cubana. A solidariedade com a Palestina está inscrita em uma narrativa mais ampla de luta contra o imperialismo e a opressão, uma narrativa que coloca Cuba do lado da “miserável da terra” e, portanto, do lado daqueles que lutam para tirar a humanidade de sua pré-história.

V. Gaza no imaginário cubano: um espelho da própria história
A identificação de Cuba com Gaza não é meramente política ou ideológica; também tem uma dimensão profundamente humana e afetiva. Os cubanos, que sofreram bloqueio econômico e agressão de uma superpotência vizinha, veem na Faixa de Gaza um espelho de sua própria história. Eles veem um povo heróico sitiado, sitiado e submetido à violência brutal, que, no entanto, resiste com dignidade.

Hoje, esse espelho tornou-se mais claro e doloroso do que nunca. Em janeiro de 2026, o presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva declarando uma “emergência nacional” e designando Cuba como uma “ameaça incomum e extraordinária” à segurança nacional dos Estados Unidos. Com base nisso, ele estabeleceu um domínio de petróleo sem precedentes na ilha. A medida, que ameaça impor tarifas a qualquer país que comercializa petróleo com Cuba, teve consequências devastadoras. Em 1º de maio de 2026, uma nova ordem executiva introduziu sanções secundárias no setor de energia, aprofundando o domínio. Em sete meses, apenas um petroleiro atracou em portos cubanos, e as autoridades confirmaram que não há “absolutamente nada” de óleo diesel e combustível na Ilha. O transporte público está paralisado, os food trucks param de circular, as colheitas são perdidas nos campos, hospitais e usinas de água ficam sem energia, e a população entra em um ciclo de apagões que já ultrapassam 20 horas diárias em muitas localidades.

Neste ano, marcado pelo centenário do nascimento de Fidel Castro (1926-2026), a relevância de seu pensamento e sua denúncia se torna mais evidente do que nunca. O presidente Miguel Díaz-Canel denunciou que os Estados Unidos estão “sufocando” a Ilha com o “bloqueio de energia genocida”, e apontou para a flagrante contradição daqueles que, como o secretário de Estado Marco Rubio, negam a existência do bloqueio enquanto ignoram as ordens executivas assinadas por seu próprio presidente e sucessivas “sanções” secundárias. “É surpreendente que um alto funcionário do governo dos EUA declare publicamente que seu governo não aplica um bloqueio de energia contra Cuba, que ele não sabe o que está estipulado na ordem executiva de seu próprio presidente”, afirmou Díaz-Canel. O ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, continuou a elaborar: “Ele escolheu mentir. Ele contradiz o presidente e o porta-voz da Casa Branca”, e lembrou que Rubio sabe muito bem os danos causados ao povo cubano pelo estrangulamento do petróleo que ele mesmo propôs ao seu presidente.

A ofensiva não para no bloqueio energético. Em 20 de julho de 2026, o Departamento de Estado publicou um relatório de cem páginas intitulado “Cuba: A Capital do Comunismo do Século XXI”, que acusa Havana de ser o centro mundial da extrema esquerda, espionagem e décadas de influência na América Latina e nos Estados Unidos. Marco Rubio, secretário de Estado, declarou que Cuba é uma “ameaça à segurança nacional” de seu país e anunciou que o governo Trump está travando uma “guerra econômica sem precedentes” contra a ilha. Em entrevista à Axios, Rubio advertiu que não haverá “válvulas de fuga” para Cuba: “Toda vez que eles criam um novo mecanismo para tentar fugir do estrangulamento, nós simplesmente o bloquearemos”. E sua ameaça mais explícita, que ecoa os piores momentos da Guerra Fria: “Eles não podem esperar que saiamos”. “Sem dúvida, essa situação não vai desaparecer nos próximos dois anos e meio”, afirmou, e previu que, quando essa administração terminar, Cuba estará “em uma trajetória irreversível em direção a um futuro diferente”.

Em outras palavras, Marco Rubio prometeu perseguir Cuba até o fim. Isto não é uma metáfora. É a confissão explícita de um propósito: a asfixia total, a perseguição implacável, a negação do direito de existir de um povo que se atreveu a desafiar o império. Esta é a “nova e repugnante forma de fascismo” que Fidel Castro alertou em 2014, agora aplicada com toda a sua crueza contra a ilha.

A comunidade internacional começou a levantar a sua voz contra esta escalada. As pessoas também expressaram sua solidariedade: em diferentes latitudes, organizações sociais, movimentos políticos e cidadãos comuns condenaram o domínio sobre Cuba e exigiram o fim das sanções, estabelecendo uma ponte de fraternidade com o povo cubano que resiste. Em 6 de agosto de 2026, especialistas em direitos humanos das Nações Unidas condenaram as medidas dos EUA contra Cuba e pediram à comunidade internacional que aja rapidamente para evitar que a ilha se torne uma “Gaza silenciosa”.

“As consequências humanitárias já estão se tornando uma crise completa que ameaça os direitos à saúde, à vida, à alimentação e ao desenvolvimento”, denunciaram. Os relatores especiais, incluindo George Katrougalos e Zaina Jallad, alertaram que “a comida nunca deve ser usada como um instrumento de pressão política” e que “mede que privam deliberadamente uma população dos meios para sobreviver violam as garantias mais básicas do direito à vida”. O Conselho de Segurança e a própria Assembleia Geral devem abordar essas ameaças como uma questão de paz e segurança internacionais, acrescentaram os especialistas.

Essa identificação entre o sofrimento de Gaza e o de Cuba, que especialistas da ONU explicitaram ao cunhar o termo “Gaza silenciosa”, também se manifestou em gestos de solidariedade popular. Em Cuba, várias organizações de massa, instituições e estudantes têm continuamente expressado sua solidariedade com o povo palestino e exigido o fim da agressão israelense.

Fidel Castro, em suas reflexões sobre Gaza, descreveu o enclave como um lugar onde vivem quase dois milhões de seres humanos “entre o deserto, o mar e o poderio militar de um país do Oriente Médio”. Esta imagem de um povo preso entre geografia hostil e poder militar ressoou com a própria experiência de Cuba de viver à sombra de um gigante imperial. Hoje, essa ressonância é mais profunda do que nunca: Cuba é também um povo sitiado, atacado por um bloqueio de energia que busca seu sufocamento, e ameaçado por um funcionário que fez da perseguição da ilha sua missão pessoal.

VI. Emergindo da pré-história: o grande desafio dos povos
Fidel Castro inscreveu a causa palestina na mesma narrativa de luta contra o imperialismo e a opressão que a Revolução Cubana, criando um vínculo ético e histórico que transcende a geografia. Este vínculo não se esgota na denúncia retórica, mas se materializa em ações concretas de solidariedade que perduram há mais de seis décadas.

Quando Fidel falou da pré-história, ele não estava se referindo a um passado distante; ele estava se referindo ao próprio presente. Em suas reflexões de 2015, comemorando o centenário de Lenin, ele afirmou que a obra de Marx e Lenin marcaria “a passagem da pré-história para a história da humanidade”. Também naquele ano, alertando para o perigo nuclear, afirmou que uma guerra atômica seria “a última da pré-história de nossa espécie”. Em outro de seus discursos para os estudantes, ele disse, com sua ironia característica, que são os Estados Unidos que “devem transitar da pré-história para a história e do império para o monte do lixo”.

O que tudo isso significa se aplicado a Gaza e Cuba? Significa que o genocídio em Gaza e o domínio da energia sobre Cuba não são acidentes, nem conflitos isolados, nem mesmo tragédias entre os muitos que povoam a história. São provas palpáveis de que a humanidade continua presa na pré-história: a era da desapropriação, da guerra, do desprezo pela vida do outro. A indiferença da comunidade internacional, o silêncio cúmplice das potências ocidentais, a impunidade com que o direito internacional é violado: todas essas são características daquela pré-história que, como disse Castro, deve ser superada. E quando um funcionário como Marco Rubio promete perseguir Cuba “até o fim”, quando ele nega a existência de um bloqueio que ele mesmo projetou enquanto o povo cubano sofre apagões de 20 horas por dia e escassez de alimentos e remédios, o que ele está fazendo é escrever, em letras maiúsculas, a palavra PRÉ-HISTÓRIA no presente de nossa nação. E quando especialistas da ONU alertam que Cuba está se tornando uma “Gaza silenciosa”, eles estão confirmando que o sofrimento de ambos os povos é uma ferida no corpo da humanidade.

A solidariedade de Cuba com Gaza não é, portanto, apenas um gesto altruísta ou uma posição política menor. É um ato de resistência histórica. É a recusa em aceitar que a pré-história é o destino eterno da humanidade. Todo jovem palestino estudando medicina em Havana, todo médico palestino formado em Cuba que trata as vítimas em Gaza, cada condenação oficial de genocídio na ONU, cada marcha de solidariedade nas ruas da Ilha: todos esses gestos são pequenas contribuições para a tarefa titânica de empurrar a espécie humana para fora de sua pré-história. Assim também é a resistência diária do povo cubano sob cerco: a inventividade para sobreviver sem combustível, a solidariedade de vizinhança diante dos apagões, a dignidade de não ceder às ameaças de um império que nos declarou guerra.

O legado de Fidel Castro nesta área é um lembrete de que a história não é um destino inexorável, mas um campo de batalha onde as forças da opressão e da libertação são contestadas. É um chamado a não se resignar, a não ser indiferente, a construir pontes de solidariedade onde os muros de ódio e desapropriação procuram se levantar. Como Fidel disse, e como Díaz-Canel repete hoje, “nunca a causa palestina pareceu mais justa do que em contraste com a brutalidade repulsiva de seus adversários”.

Que a filosofia da desapropriação cesse, e a filosofia da guerra cessará. Essa máxima, pronunciada por Castro em 1960 e recuperada por seus sucessores em nossos dias, continua sendo a bússola ética que orienta a solidariedade cubana. E enquanto não for cumprida, enquanto Gaza continuar a ser arrasada, enquanto Cuba for sufocada por um bloqueio de energia e perseguida através do uso de ferramentas perversas para a sua destruição, enquanto persistir a impunidade, a humanidade continuará a habitar a sua pré-história. Mas, como Fidel ensinou, a história não está escrita; ela é construída todos os dias com a solidariedade ativa dos povos. E essa é a aposta final de Cuba: contribuir, desde a sua pequenez geográfica e sua grandeza ética, até a humanidade finalmente emergindo da pré-história e entrando na história.