Mês
junho 2008

PCB recebe visita de camaradas portugueses

O PCB recebeu a visita dos camaradas portugueses Jerônimo de Sousa, Secretário Geral do Partido Comunista Português (PCP), e Ângelo Alves, de sua Comissão Política. O encontro se deu na sede nacional do PCB, no Rio de Janeiro, onde os dois dirigentes portugueses estiveram, em meio a uma agenda política nacional. Segundo Jerônimo, a Europa vive uma clara inclinação à direita, com o avanço de agrupamentos fascistas e o enfraquecimento de alguns partidos comunistas tradicionais. “Roma é uma cidade governada por uma figura claramente fascista”, afirmou. Segundo o Secretário Geral do PCP, o enfraquecimento dos comunistas no continente é resultado de dois aspectos fundamentais: a queda da União Soviética, que colocou as forças revolucionárias do mundo em defensiva, e uma clara social-democratização de alguns partidos.

Nota do PCB sobre as declarações do presidente Hugo Chávez a respeito das FARC-EP

A Comissão Política Nacional do PCB, ao mesmo tempo em que reitera seu apoio militante ao povo venezuelano e à revolução bolivariana – cujo avanço e consolidação dependerão do papel que joguem a organização e a mobilização das massas populares, sobretudo a classe trabalhadora, na luta contra o capital – manifesta preocupação com as recentes declarações do Presidente Hugo Chávez, inconteste líder da luta antiimperialista na América Latina, com relação às FARC-EP.

PCB presta homenagem a Manoel Marulanda

O Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro (PCB) vem a público render homenagem ao marechal de campo* e comandante-em-chefe das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP), Manoel Marulanda, cuja vida servirá de exemplo para as atuais e futuras gerações de revolucionários latinoamericanos e de todas as partes do mundo. O comandante Marulanda lutou por cerca de 60 anos contra a oligarquia colombiana, seu Estado terrorista e as cúpulas militares, saindo invicto de todas as batalhas. Derrotou 17 presidentes e todos os planos do imperialismo que visavam a destruir o movimento revolucionário e a Marulanda fisicamente e construiu um exército popular que honra e dignifica todos os revolucionários do mundo. Triunfou sobre seus inimigos de classe e morreu de ataque cardíaco, nos braços de sua companheira e rodeado de sua guarda pessoal, sem ser tocado pelas balas assassinas do imperialismo e do governo corrupto, fascista e narcotraficante de Álvaro Uribe.