Campanha nacional FORA BOLSONARO

imagemJornal O Poder Popular

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) tem como sua bandeira de luta central na conjuntura atual o FORA BOLSONARO, MOURÃO E GUEDES, visando mobilizar o povo trabalhador para barrar a política genocida e de destruição de direitos sociais e políticos praticada pelo governo federal em favor do capital e do imperialismo. No entanto, o PCB participa também das articulações que envolvem a campanha FORA BOLSONARO, numa ampla unidade de ação com as forças de oposição ao governo, dentro da qual priorizamos a participação nos espaços em que estão presentes as organizações populares e os partidos de esquerda.

Nos próximos dias 10, 11 e 12 de julho (sexta, sábado e domingo), acontecerá a Jornada de Lutas do FORA BOLSONARO, estruturada no interior do Operativo Nacional que reúne as Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, assim como as centrais sindicais, partidos de esquerda e entidades nacionais que atuam no movimento popular e de juventude, que divulgam o manifesto abaixo.

Campanha Nacional Fora Bolsonaro

Estamos atravessando um dos momentos mais desafiadores da história do nosso país. A sociedade brasileira está vivendo simultaneamente uma crise sanitária, uma crise econômica e uma crise política, para as quais ainda não temos perspectiva de superação. Nesse contexto de pandemia, quando o Brasil ponteia a liderança mundial no número mortos pela COVID-19, acelerou-se a escalada autoritária por parte do Governo Bolsonaro. Não há mais dúvidas de que há uma disposição na cúpula do Executivo Federal em promover o fechamento do regime, através da contenção dos demais poderes, da instrumentalização para fins políticos de órgãos de inteligência, investigação e segurança e do estímulo à movimentos na sociedade civil de caráter neofascista.

Na mesma medida em que o arbítrio se impõe, há um crescente movimento de insatisfação na sociedade brasileira que tem se expressado na palavra de ordem: Fora Bolsonaro! Já há uma ampla maioria na sociedade que se opõe a este governo. Torna-se urgente reunirmos as organizações políticas e entidade sociais que estão comprometidas com a democracia para estabelecermos iniciativas conjuntas na defesa do nosso país. No último dia 23 de Junho, a Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo, juntamente com as Centrais Sindicais e mais de 40 organizações representando diferentes segmentos sociais (religioso, ambiental, cultural, etc.) constituíram um iniciativa de articulação de todo o espectro político que defende a bandeira Fora Bolsonaro.

Como forma de lançar esta “Campanha Nacional Fora Bolsonaro” na sociedade definiu-se a convocação de duas agendas iniciais: o Dia Nacional de Mobilização Fora Bolsonaro apontado para o dia 10/07 e a Plenária Nacional Fora Bolsonaro que será realizada no dia 11/07. Para dar consequência a essas iniciativas apresentamos abaixo as seguintes orientações para todas as organizações e entidades que se identificam com esta Campanha:

I- Dia Nacional de Mobilização Fora Bolsonaro – 10/07
a. Realizar ações simbólicas nas principais cidades do Brasil denunciando a política genocida de Bolsonaro frente à pandemia. A sugestão é que se faça uma instalação com dezenas de cruzes brancas em locais de grande circulação de pessoas ou em pontos turísticos dessas cidades, circundando uma faixa (da cor preta) com a inscrição Fora Bolsonaro (em branco). Tais ações devem respeitar os cuidados sanitários e de distanciamento social.
b. Realizar ações de agitação nas ruas com a identidade visual da Campanha: colagem de lambe, “adesivaços”, faixas em viadutos, passar com carro de som nas comunidades, etc. Todos esses materiais serão disponibilizados em um kit mídia a ser enviado para as organizações e disponibilizado na internet.
c. Promover assembleias nos locais de trabalho debatendo com os trabalhadores sobre o atual momento político e a responsabilidade de Bolsonaro pelo aprofundamento dessa crise.
d. Estimular que todas as pessoas coloquem um pano preto.
e. Participar e divulgar o twitaço que será realizado às 11h no dia 10 de Julho.
f. Participar e divulgar o panelaço que será realizado às 20h no dia 10 de Julho.

II- Plenária Nacional Fora Bolsonaro – 11 de Julho

a. No dia 11 de Julho, às 15h será realizada uma Plenária Virtual reunindo milhares de participantes de todo o país, na qual serão definidas as próximas ações da Campanha Nacional Fora Bolsonaro.

PCB convoca militância a participar da Jornada e de atos de rua no dia 12/07

O camarada Heitor César de Oliveira, membro do Comitê Central do PCB, representa o Partido nas reuniões do Operativo Nacional das frentes, organizações populares e partidos de esquerda que se reúne semanalmente para debater a conjuntura nacional e propor ações de combate ao Governo Bolsonaro, aos ataques do capital contra os direitos da classe trabalhadora e às ameaças às liberdades democráticas. Heitor considera fundamental a presença dos comunistas do PCB nesta jornada e nos atos de rua que ocorrerão no domingo (12/07):

“Precisamos jogar peso na divulgação das atividades do dia 10, chamando a militância das organizações populares para atos de rua, ações simbólicas e descentralizadas, conversas, banquinhas, com o objetivo de ampliar as movimentações e os protestos contra o Governo Bolsonaro e sua política genocida. Processos locais podem ser embriões de comitês populares por bairros e comunidades. Isso potencializa nossa luta em tempos de pandemia, fazendo chegar mais longe nossa oposição ao Governo Bolsonaro/Mourão e apresentando nossas propostas em defesa do Poder Popular. De igual modo é preciso engrossar as manifestações do domingo, convocadas pelas torcidas antifas e coletivos de luta contra o racismo, pelas liberdades democráticas e pelos nossos direitos.”

O Comitê Central do PCB está conclamando a militância partidária e dos Coletivos de luta a atuar, juntamente com o Fórum Sindical, Popular e de Juventude por Direitos e Liberdades Democráticas nos estados a organizar atividades da Jornada Fora Bolsonaro.

Sobre o calendário e as ações:

Dia 10 de Julho: Construir ações de rua descentralizadas nos bairros.
Divulgar o Fora Bolsonaro e Mourão e defender as propostas de atendimento às necessidades prementes do povo trabalhador, como a manutenção do auxílio emergencial, garantia de empregos e salários, manutenção do isolamento social, contra a carestia e pelo congelamento de preços. Lembrando sempre que é preciso garantir os aspectos de segurança física e sanitária, com o uso de máscaras, álcool gel e o distanciamento devido entre as pessoas.

Dia 11 de Julho: Participar da Plenária Nacional do Fora Bolsonaro, desenvolvendo também atividades próprias nas redes sociais e internet para continuar difundindo amplamente as propostas defendidas pelo PCB e seus coletivos.

Dia 12 de Julho: Participar dos atos de rua nas principais cidades do país, nas manifestações convocadas pelos coletivos de torcidas antifascistas, movimentos antirracistas, entregadores de aplicativos, organizações populares e partidos da esquerda socialista. Seguindo as orientações voltadas à segurança sanitária de todos, vamos seguir gritando em alto e bom som o FORA BOLSONARO/MOURÃO E GUEDES e nossas bandeiras de luta!

FORA BOLSONARO, MOURÃO E GUEDES!
EM DEFESA DOS EMPREGOS, SALÁRIOS E DIREITOS!
EM DEFESA DAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS!
CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES, PELO SUS 100% ESTATAL, PÚBLICO, UNIVERSAL E GRATUITO!
PELO PODER POPULAR NO RUMO DO SOCIALISMO!