Sem anistia para os golpistas!
Prisão para Bolsonaro e todos os articuladores do golpe!
Nota Política do Partido Comunista Brasileiro (PCB)
Nos últimos dias, a partir de investigações da Polícia Federal, foi revelado um plano para assassinar Lula, seu vice, Geraldo Alckmin e o Ministro do STF Alexandre de Moraes, logo após o resultado das eleições de 2022. Essas investigações, que se iniciaram a partir da tentativa do golpe de 08 de janeiro de 2023, levaram os agentes a identificar uma organização criminosa que tem sob seu comando militares de alta patente das Forças Armadas, em especial do grupo das Forças Especiais (FE) do Exército, conhecidos como “Kids pretos”. Até agora foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, sendo que quatro são de militares do Exército e um ligado à Polícia Federal.
Chama a atenção que, logo após a proclamação do resultado eleitoral, foi posto em prática o plano que se auto intitulava “Punhal Verde e Amarelo”, envolvendo diretamente oficiais da ativa do Exército, agentes da PF e grupos bolsonaristas que procuraram obstruir estradas e promoveram os “acampamentos” em frente a dezenas de quartéis em todo o país, em especial, o QG do Exército em Brasília e o Palácio do Planalto.
As evidências do envolvimento de Jair Bolsonaro, até então presidente da República, estão comprovadas nas trocas de mensagens e nas diversas reuniões que ocorreram envolvendo esses golpistas com os assessores diretos do ex-presidente, como é o caso do Tenente Coronel Mauro Cid, já denunciado em outros crimes, além dos Generais Braga Netto e Augusto Heleno, que aparecem como os principais organizadores da proposta de ação golpista e homicida.
As investigações revelam aquilo que já denunciávamos, ou seja, todo o enredo de uma trama golpista, articulada a partir do Palácio do Planalto por Jair Bolsonaro e sua quadrilha, reunindo parlamentares da extrema-direita, oficiais das FFAA, agentes da PF e de outros órgãos de segurança pública, além das hordas neofacistas que tiveram o apoio de latifundiários e empresários financiadores do atentado ao aeroporto de Brasília às vésperas do Natal de 2022, chegando, por fim, à tentativa de golpe de 08 de janeiro.
A confirmação de que esse processo ainda se mantém vivo e articulado pode ser expresso no atentado a bomba ocorrido recentemente em frente ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Os grandes articuladores do golpismo seguem impunes e livres até agora, entre eles Jair Bolsonaro, mentor e chefe dessa facção de criminosos que, dentre tantos delitos cometidos, foram os responsáveis diretos pelo genocídio de mais de 750 mil brasileiros e brasileiras durante a pandemia da Covid-19.
Não podemos permitir que ainda circulem livres esses lacaios do atraso, discípulos do AI-5, retrógrados que pousam de patriotas, mas são a expressão do fascismo e do retrocesso, se valendo de qualquer meio para manter-se no poder e com certeza conspirando e financiando até nossos dias outras ações em favor do golpismo. É fundamental lutar pela revogação do artigo 142 da Constituição Federal, que garante a tutela militar sobre as instituições do Estado, concedendo excessivo poder às Forças Armadas e mantendo a lógica do combate ao “inimigo interno”, com vistas a reprimir os movimentos populares e as lutas da classe trabalhadora.
O Partido Comunista Brasileiro (PCB) exige a prisão imediata de Jair Messias Bolsonaro e todos os seus cúmplices nesta sórdida trama golpista. Não podemos ignorar a gravidade das revelações obtidas pela investigação da Polícia Federal, que são apenas a ponta do iceberg de uma organização paramilitar formada por membros das Forças Armadas e de outras organizações, com lastros em diversos segmentos da burguesia brasileira, a qual ainda se mantém articulada, ativa, conspirando contra as liberdades democráticas em favor do golpismo.
Conclamamos o conjunto das forças democráticas e revolucionárias a retomar as mobilizações populares para barrar em definitivo as ações golpistas em nosso país e avançar nas lutas em defesa dos direitos da classe trabalhadora.
SEM ANISTIA PARA OS GOLPISTAS! PRISÃO PARA BOLSONARO E SEUS CÚMPLICES!
PELO PODER PODER POPULAR NO RUMO DO SOCIALISMO!
Comissão Política Nacional do PCB, novembro de 2024