JEAN SALEM SAÚDA A CANDIDATURA DE MAURO IASI

Os comunistas do mundo todo festejam a novidade da candidatura do professor Mauro Iasi para as eleições presidenciais de outubro de 2014 no Brasil. Eles apóiam as propostas do programa apresentado pelo candidato, com apoio ativo do PCB: transferência dos setores estratégicos (energia, exploração das riquezas do subsolo, transportes, etc.) para as mãos da coletividade nacional; recusa ao pagamento da dívida pública; supressão da Polícia Militar; legislação sobre o aborto; etc..

Aqui na Europa os trabalhadores pagam hoje o preço da política conduzida pelos governos social-democratas que, durante vinte anos (1980 – 2000) geriram “lealmente” as economias nacionais em proveito das grandes empresas capitalistas. Desigualdades e fraturas sociais sempre crescentes, empobrecimento geral, desespero e desgosto face aos partidos institucionais, crescimento da extrema direita, são a consequência inelutável da passagem da falsa esquerda no poder.

O Brasil, igualmente, tem necessidade de dirigentes políticos que se oponham resolutamente à lógica do mercado e dos interesses privados. Pois a concentração louca das riquezas em poucas mãos e a retirada do poder público em setores vitais para cada um dos membros da coletividade conduz, como todos constatam, ao caos social, às guerras sociais e as guerras comuns.

Eu saúdo então, com entusiasmo, a candidatura de Mauro Iasi e lhe desejo grande sucesso!

Com nossa amizade fraterna

Jean Salem

Filósofo, Professor da Sorbonne (Paris)