ATENTADO CONTRA LÍDERES E DEFENSORES DE DH EM CARTAGENA ALERTA SOBRE AUSÊNCIA DE GARANTIAS PARA A PAZ

imagemDENÚNCIA PÚBLICA

A Fundação Lazos de Dignidad, organismo não governamental Defensor de Direitos Humanos, membro da Coordenadora Americana pelos Direitos dos Povos e das Vítimas da Prisão Política, emite denúncia pública ante atentado cometido por esquadrões da morte contra vinte (20) líderes e defensores de direitos humanos, de acordo com os seguintes:

FATOS

1. Na sexta-feira, 6 de maio de 2016, na cidade de Cartagena (Colômbia), em torno das 19:30, quando se desenvolvia uma Reunião da Pedagogia da Paz na sede do sindicato SUTIMAC, com participação de integrantes do Movimento Político e Social Marcha Patriótica, Unión Patriótica, Juventud Rebelde, Juventud Comunista e a Fundação Lazos de Dignidad, cinco (5) homens armados apareceram, detonaram um explosivo e começaram a disparar contra a sede sindical. Um dos homens armados ingressou disparando na sede, porém foi obrigado a retroceder por conta de uma escolta que respondeu com sua arma de fogo. Durante 10 minutos se produziu uma troca de tiros entre pistoleiros, que disparavam do lado de fora, e vários seguranças, que protegiam os líderes, ficando ferido um segurança.

2. Durante os 10 minutos que durou o atentado, as pessoas que se encontravam no local permaneciam em estado de angústia e terror, estendidas no solo, até que os seguranças controlaram a situação, conseguindo obstruir o ingresso dos pistoleiros, que depois empreenderam a fuga.

3. Dentro das e dos líderes que sofreram o atentado se encontrava nosso companheiro Gustavo Gallardo – defensor de direitos humanos, presidente da Fundação Lazos de Dignidad e membro da Comissão de Direitos Humanos da Marcha Patriótica na Região Caribe –, Imelda Daza – liderança política e sobrevivente do genocídio cometido contra a Unión Patriótica – e Miguel Fernández – Presidente do Sindicato SUTIMAC –, que desde 3 de maio iniciaram em uma viagem da Pedagogia pela Paz na Região Caribe, passando pelos departamentos de Córdoba, Sucre e Bolívar, sendo o próximo percurso em Atlántico, Magdalena, Cesar e La Guajira.

ALERTA

Repudiamos este grave atentado que, por pouco, se converteu em um massacre contra líderes que desenvolvem o incansável trabalho da Pedagogia de Paz na Região Caribe colombiana. Se não fosse pela resposta oportuna dos seguranças de Miguel Fernández e Imelda Daza, certamente teria ocorrido uma tragédia maior.

Alertamos sobre a ausência de garantias para o desenvolvimento de ações de promoção do direito fundamental à Paz, devido à existência de esquadrões paramilitares que, a cada dia, atentam com maior intensidade contra setores que defendem o processo de Paz, especialmente contra as e os líderes que representam a esquerda Colombiana.

Com igual gravidade, alertamos sobre o prejuízo que vem ocasionando as mensagens de ódio e apologia à violência mediante o uso de redes sociais, como o twitter, na maioria dos casos com contas anônimas ou associadas a partidos políticos de direita, onde se expõem fotografias de líderes de esquerda com falsa informação e acusações, induzindo cadeias de mensagens de estigmatização, ódio e ameaça, ultrapassando os limites do direito à liberdade de expressão e gerando riscos para os líderes que abertamente defendem os processos de paz.

PETIÇÕES

1. Ao Presidente da Colômbia JUAN MANUEL SANTOS CALDERON:

1.1. Tomar as medidas urgentes para erradicar o paramilitarismo e desmontar os Esquadrões da Morte que alertam sobre a existência de um plano de sabotagem ao Processo de Paz Colombiano, que coloca em risco a vida e demais direitos humanos dos líderes e defensores de direitos humanos que trabalham pela Paz.

1.2. Oferecer garantias e proteção às e aos líderes e defensores humanos que desenvolvem trabalhos da Pedagogia pela Paz na Região Caribe, especialmente para nossos companheiros do Movimento Político e Social Marcha Patriótica no Departamento de Bolívar.

2. À Unidade Nacional de Direitos Humanos da Procuradoria Geral da Nação:

2.1. Investigar prontamente e promover rápida sanção contra os responsáveis pelo atentado na sede do SUTIMAC, que colocou em risco a vida e a integridade pessoal de 20 pessoas e produziu lesões pessoais na humanidade do segurança Donaldo Chisica.

2.2. Iniciar investigação e perseguir sanção contra perfis de redes sociais que promovem a violência contra líderes e defensores de direitos humanos que publicamente desenvolvem trabalhos de Promoção e Pedagogia de Paz na Região Caribe.

3. À Defensora Nacional do Povo:

3.1. Emitir um alerta temporário na região Caribe devido à ação paramilitar e promover a proteção das e dos líderes e defensores de direitos humanos na região.

CHAMAMENTO

Fazemos um chamado aos organismos internacionais de proteção dos direitos humanos sobre a situação de risco que atualmente padecem os líderes políticos de esquerda e os defensores de direitos humanos, necessitando-se urgente intervenção para garantir os direitos humanos, especialmente o direito fundamental à Paz.

Às organizações solidárias no mundo, pedimos que enviem suas cartas de apoio às petições da presente denúncia através dos consulados e embaixadas.

7 de maio de 2016

Fundação Lazos de Dignidad da Colômbia

Fonte: http://www.fundacionlazosdedignidad.org/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria