Todo apoio à luta do povo colombiano!

imagemFoto: RAUL ARBOLEDA / AFP

Pelo fim imediato da repressão estatal!

Nota Política do PCB

O Partido Comunista Brasileiro denuncia e repudia com veemência as violentas ações de repressão promovidas pelo governo colombiano contra as manifestações pacíficas realizadas por movimentos sociais diversos, trabalhadores e trabalhadoras, jovens, camponeses e indígenas, que vão às ruas em massa protestar contra as reformas tributária e da saúde apresentadas pelo governo Duque, as quais visam apenas favorecer os poderosos grupos econômicos, ao propor ampliar a privatização do sistema de saúde, ao mesmo tempo em que mantém privilégios e isenções fiscais das empresas transnacionais e do capital financeiro.

Em meio à pior crise econômica e sanitária da história do país, as reformas propostas pelo governo Duque atacam diretamente os direitos da classe trabalhadora e das camadas populares, que, como resposta, realizam uma greve geral desde 28 de abril. A mobilização tem sido intensa e conta com a construção, por camponeses e comunidades indígenas, de bloqueios em áreas rurais.

A repressão, desencadeada por forças militares e policiais, impõe toque de recolher e já resultou em dezenas de mortos e muitas centenas de desaparecidos e feridos. Centenas de prisões arbitrárias foram realizadas. O ex-presidente Álvaro Uribe, em atitude fascista, instiga as forças da repressão a reforçar a violência e abrir fogo contra a população revoltada.

O PCB denuncia o governo Duque por sua responsabilidade direta na deflagração e na manutenção da repressão contra o povo colombiano, que se somam às suas posturas subservientes aos interesses das grandes empresas capitalistas e ao imperialismo estadunidense. A atuação do governo demonstra cabalmente o caráter do Estado burguês, que lança mão da mais bárbara violência policial contra o povo que se levanta contra a exploração e em defesa de seus direitos. Exigimos o fim da repressão e o respeito às garantias constitucionais que asseguram o direito de livre manifestação no país.

Reafirmamos nossa solidariedade militante com o povo colombiano em sua luta por liberdades democráticas e direitos sociais e instamos às organizações sindicais e populares, aos partidos e forças democráticas, progressistas e de esquerda brasileiras que denunciem esse estado de coisas na Colômbia, que usem seus meios de comunicação para divulgar a situação, denunciar a violência estatal e prestar solidariedade ao povo colombiano em luta.

Pelo fim da repressão!
Viva a luta do povo colombiano!
Abaixo o Imperialismo!

Comissão Política Nacional
Partido Comunista Brasileiro

05 de Maio de 2021