Rebelião estudantil no Paraguai faz Ministra renunciar

imagemResumen Latinoamericano/05 de maio de 2016 – A ministra da Educação, Marta Lafuente, apresentou sua renúncia ao cargo nesta quinta-feira, após a forte pressão dos estudantes secundaristas. Os alunos realizaram a tomada de várias instituições educacionais como medida de força em repúdio a sua gestão.

As oito razões que movem os estudantes

Os jovens secundaristas alcançaram seu objetivo de fazer renunciar a ministra da Educação, Marta Lafuente, numa luta dos grêmios estudantis e docentes. Sua gestão era criticada por diversos setores.

Alunos de várias instituições se mobilizaram desde a terça-feira passada à espera deste final, a renúncia da secretária de Estado, que se oficializa nesta quinta-feira em Mburuvicha Róga.

Lafuente tentou resistir à rebelião estudantil deixando claro que não pensava em renunciar ao cargo, porém a pressão dos jovens se fortaleceu com o transcorrer dos dias, com a tomada de instituições educacionais como medida de força.

Sua decisão de abandonar o cargo foi após reunir-se por várias horas com o presidente da República, Horacio Cartes, e o chefe do Gabinete Civil da Presidência, Juan Carlos López Moreira.

O cenário político tampouco era o propício para sua continuidade, tendo em conta a perda de confiança que sofreu a ministra na Câmara de Senadores e em um setor da Câmara dos Deputados.

Após a tomada do Colegio Nacional República Argentina, onde os estudantes da Organización Nacional Estudiantil (ONE) exigiam a renuncia da ministra da Educação, outros secundaristas reproduziram a iniciativa no departamento Central e no interior do país, somando mais de 100 colégios em mobilização.

Centenas de secundaristas se concentraram no ponto nevrálgico do protesto, o Colegio República Argentina. E não só participaram estudantes de centros público, como também secundaristas do Salesianito, La Providencia e do Cristo Rey marcharam, demonstrando assim seu apoio à reivindicação de seus pares.

Fonte original: Ultima Hora

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2016/05/05/paraguay-rebelion-estudiantil-hace-renunciar-a-marta-lafuente/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria